Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78533
Tipo: TCC
Título: Implementação de atividades didáticas para o ensino de zoologia dos vertebrados no ensino médio
Autor(es): Duarte, Lorena Nepomuceno
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave em português: Ensino de biologia;Abordagens pedagógicas;Aprendizagem;Atividades práticas;Biologia - Estudo e ensino
Palavras-chave em inglês: Biology teaching;Pedagogical approaches;Learning;Practical activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Data do documento: 2024
Citação: DUARTE, Lorena Nepomuceno. Implementação de atividades didáticas para o ensino de zoologia dos vertebrados no ensino médio. 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O ensino de Zoologia nas escolas é de extrema importância, pois permite aos alunos conhecimentos acerca da biodiversidade dos grupos de animais e seus respectivos papeis na manutenção do equilíbrio ambiental. O presente trabalho apresenta uma análise do impacto da implementação de estratégias pedagógicas no ensino de Zoologia dos Vertebrados para uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza e o seu potencial no aprendizado desse assunto. Essa pesquisa foi do tipo qualitativa e exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados, questionários com perguntas abertas com o intuito de entender e analisar os conhecimentos dos alunos sobre o tema e observações de campo. Como principais resultados, percebeu-se que as intervenções realizadas sobre o assunto foram essenciais para o aprendizado dos alunos. O envolvimento ativo e entusiástico dos estudantes nessas atividades refletiu um interesse genuíno no assunto e contribuiu para sua compreensão dos conceitos abordados. Especialmente, as atividades práticas foram destacadas pelos alunos, pois permitiram uma interação direta com os animais e uma compreensão mais concreta das características dos vertebrados.
Abstract: Teaching Zoology in schools is extremely important, as it provides students with knowledge about the biodiversity of animal groups and their respective roles in maintaining environmental balance. The present study presents an analysis of the impact of implementing pedagogical strategies in the teaching of Vertebrate Zoology to a 2nd-year High School class and its potential in learning this subject. This research was qualitative and exploratory in nature, using methods such as questionnaires aimed at understanding and analyzing students' knowledge on the topic and observations reports. The results of the interventions carried out were essential for the students' learning. The active and enthusiastic involvement of the students in these activities reflected a genuine interest in the subject and contributed significantly to their understanding of the concepts addressed. Especially, the practical activities were highlighted by the students, as they allowed for direct interaction with the animals and a more concrete understanding of vertebrate characteristics.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78533
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7235853163039157
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5964165127429630
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_lnduarte.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.