Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78520
Type: TCC
Title: Manager quest: jogo de tabuleiro para aprendizado e conceitos de gerência de projetos de software
Authors: Silva, João Pedro Freitas da
Advisor: Chaves, José Osvaldo Mesquita
Keywords in Brazilian Portuguese : gerência de projetos de software;jogos educativos;jogos não-digitais
Keywords in English : software project management; educational games; non-digital games.;educational games;non-digital games
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Issue Date: 2024
Citation: SILVA, João Pedro Freitas da. Manager quest: jogo de tabuleiro para aprendizado e conceitos de gerência de projetos de software. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Gerência de Projetos de Software é uma área de grande importância para o desenvolvimento de software. Cursos de ensino superior voltados a desenvolvimento de software como Engenharia de Software e Ciência da Computação por exemplo, possuem em suas grades Gerenciamento de Projetos de Software, porém profissionais recém formados com pouca experiência, tendem a ter dificuldade em gerenciar projetos, erros cometidos por esses profissionais em projetos reais podem custar muito dinheiro a empresas e comprometer projetos inteiros, logo existe a necessidade de exercitar os conceitos de Gerenciamento de Projetos em ambiente seguro e livre de falhas reais, bem como fixar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Este trabalho apresenta um jogo para aprendizado e exercício de conceitos de Gerência de Projetos de Software, visto que jogos educativos têm se mostrado efetivos no aprendizado em salas de aula, o jogo em questão chama-se Manager Quest. Para realizar a coleta de dados e avaliação do desempenho do jogo na aprendizagem foi utilizado o questionário MEEGA+ utilizado por vários outros projetos de jogos educativos para este fim. Os resultados obtidos foram promissores, tendo como pontos mais fortes a competitividade entre os alunos, a diversão do jogo, e a aprovação dos alunos para uso em sala de aula como ferramenta de aprendizado para esta disciplina. O feedback dos usuários foi produtivo e promove melhorias para possíveis trabalhos futuros.
Abstract: Software Project Management is an area of great importance for software development. Higher education courses focused on software development, such as Software Engineering and Computer Science, for example, have Software Project Management in their grades, but newly graduated professionals with little experience tend to have difficulty managing projects, mistakes made by these professionals in real projects can cost companies a lot of money and compromise entire projects, so there is a need to exercise Project Management concepts in a safe environment free of real failures, as well as to fix the theoretical concepts learned in the classroom. This work presents a game for learning and exercising concepts of Software Project Management, since educational games have been shown to be effective in learning in classrooms, the game in question is called Manager Quest. To carry out the data collection and evaluation of the game's performance in learning, the MEEGA+ questionnaire used by several other educational game projects for this purpose was used. The results obtained were promising, having as strengths the competitiveness among students, the fun of the game, and the approval of students for use in the classroom as a learning tool for this discipline. The users' feedback was productive and promotes improvements for possible future work.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78520
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_jpfsilva.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.