Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Luciana de-
dc.contributor.authorSouza, Giovanni Teixeira de-
dc.date.accessioned2024-10-15T15:11:18Z-
dc.date.available2024-10-15T15:11:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, Giovanni Teixeira de. Ensino de fração em contexto construcionista utilizando o software Wordwall. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78491-
dc.description.abstractThe limitations of schoolchildren in learning fractions, in understanding the part of the whole, and the meaning of the different ways in which they can be represented lead to questions. This problem occurs as a consequence of the need to abstract ideas, represent them in mathematical language and relate them to reality. The motivation is to develop learning by independently producing their own educational material and taking the lead in a more meaningful learning process. The research aims to analyze the learning of students in the early years of Elementary School in relation to the concepts and procedures of Fractions with an approach based on Constructionism from the creation of digital games. The research is characterized as qualitative, exploratory and interventional. Thirty-two students from the 5th Year - Morning, of mixed gender and age range between 10 and 11 years old, from a Municipal School located in Fortaleza - Ceará, participated in the study. Data collection was carried out in three phases with the application of: Initial Questionnaire, Didactic Sequence and Final Questionnaire. The Didactic Sequence presented 7 interventions based on the theoretical precepts of Constructionism and Techno-teaching, with students who constructed knowledge from the development of digital games using Wordwall software, thus characterizing it as the Educational Product. Data analysis occurred through direct interpretation of the information presented by the participating subjects, using Discursive Textual Analysis (DTA). Initially, the students presented conceptual and procedural ignorance about fractions, in addition to their composition; they were unable to define them or exemplify them. With the application of the Didactic Sequence, a significant advance was observed in this understanding linked to everyday experiences, given the deepening of their structural composition. The research and the Didactic Sequence will be made available to the entire academic and teaching community on a specific website; to the Fortaleza Department of Education, which supports the development of the research; in journals and academic dissemination events in the area of education and TDICs that emphasize teaching, learning and assessment. It is also intended to deepen and transform the proposal into advanced Doctoral research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de fração em contexto construcionista utilizando o software Wordwallpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs limitações dos escolares na aprendizagem de Frações, em compreender a parte do todo, o significado das diversas formas em que podem ser representados conduzem a questionamentos. Essa problemática ocorre em consequência da necessidade em abstrair as ideias, representá-las em linguagem matemática e relacioná-las à realidade. Motiva-se por desenvolver o aprender ao produzir com autonomia o próprio material educacional e o protagonismo diante de um processo de aprendizagem mais significativo. A pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação aos conceitos e procedimentos de Fração com uma abordagem pautada no Construcionismo a partir da criação de jogos digitais. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória e de intervenção. Participam do estudo 32 alunos do 5ªAno - A Manhã, com gênero misto e faixa etária entre 10 e 11 anos, de uma Escola Municipal localizada em Fortaleza - Ceará. A coleta de dados foi realizada em três fases com a aplicação de: Questionário Inicial, Sequência Didática e Questionário Final. A Sequência Didática apresentou 7 intervenções pautadas nos preceitos teóricos do Construcionismo e da Tecnodocência, com alunos que constroiram o conhecimento a partir do desenvolvimento de jogos digitais utilizando o software Wordwall, caracterizando-se, portanto, como o Produto Educacional. A análise dos dados ocorreu por meio da interpretação direta das informações apresentadas pelos sujeitos participantes, diante do uso da Análise Textual Discursiva(ATD). Os estudantes, inicialmente, apresentavam desconhecimento conceitual e procedimental sobre fração, além de sua composição; não conseguiam defini-la, nem exemplificá-la. Com a aplicação da Sequência Didática constatou-se um avanço significativo nessa compreensão vinculadas às experiências do cotidiano, diante do aprofundamento de sua composição estrutural. A pesquisa e a Sequência Didática serão disponibilizadas a toda comunidade acadêmica e de professores em site específico; à Secretaria de Educação de Fortaleza, que apoia o desenvolvimento da pesquisa; em periódicos e eventos de divulgação acadêmica na área de educação e das TDICs que enfatizem ensino, aprendizagem e avaliação. Pretende-se também aprofundar e transformar a proposta em pesquisas avançadas de Doutorado.pt_BR
dc.title.enTeaching fractions in a constructionist context using Wordwall softwarept_BR
dc.subject.ptbrFrações - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.ptbrConstrucionismopt_BR
dc.subject.ptbrJogos digitaispt_BR
dc.subject.ptbrTecnodocênciapt_BR
dc.subject.ptbrMaterial autoral digital educacionalpt_BR
dc.subject.enFractions - Study and teachinhpt_BR
dc.subject.enConstructionismpt_BR
dc.subject.enDigital gamespt_BR
dc.subject.enTechnoteachingpt_BR
dc.subject.enEducational digital authorial materialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.ptbrAcompanha produto educacionalpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1789958241162704pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5838-8736pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2967595851995266pt_BR
local.date.available2024-09-
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_pe_gtsouza.pdfProduto educacional287,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2024_dis_gtsouza.pdfDissertação3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.