Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78474
Type: Dissertação
Title: Avaliação dos atributos da qualidade de um centro de material e esterilização odontológico na percepção do aluno por meio da utilização do Modelo Kano
Authors: Felipe, Andrine Tavares Pereira
Advisor: Damasceno, Thalita Natasha Ferreira
Keywords in Brazilian Portuguese : Avaliação;Qualidade;Universidades;Centro de Material e Esterilização
Keywords in English : Evaluation;Quality;Universities;Central Sterile Supply Department
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2024
Citation: FELIPE, Andrine Tavares Pereira. Avaliação dos atributos da qualidade de um centro de material e esterilização odontológico na percepção do aluno por meio da utilização do Modelo Kano. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A qualidade é um elemento essencial na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES). Nessas instituições, o aluno é considerado um dos principaisS indicadores de sucesso, e a qualidade da instituição e sua reputação perante a sociedade estão diretamente relacionadas ao desempenho desses futuros profissionais no mercado de trabalho. O Centro de Material e Esterilização é um serviço de apoio essencial aos Cursos de Graduação em Odontologia e, nesse contexto, os alunos são parte ativa no processo, sendo responsáveis por lavar, secar e empacotar instrumentais utilizados na assistência aos pacientes. Assim, este estudo objetivou avaliar a percepção dos alunos sobre a qualidade dos serviços prestados pelo Centro de Material e Esterilização (CME), utilizando os atributos do Modelo SERVQUAL adaptados ao CME e o Modelo Kano para classificar esses atributos. O estudo está delineado como pesquisa de natureza aplicada, de caráter exploratório e descritivo e abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, baseado no Modelo Kano, contendo 29 pares de questões funcionais e disfuncionais e duas questões discursivas ao final, além de questões relacionadas ao perfil do aluno. A análise dos dados foi realizada por meio das técnicas de análise proposta pelo Modelo Kano resultando na classificação de 22 atributos em “Atrativos” e 7 “Unidimensionais”. Essa classificação apresentou uma pequena diferença quando avaliados sob a ótica dos coeficientes de satisfação e insatisfação, tendo sido classificados apenas 3 como “Unidimensionais” e os demais como Atrativos. A ausência de atributos reversos reforça a ideia de que o CME não possui elementos causadores de insatisfação, indicando práticas bem estabelecidas e orientadas para a satisfação dos alunos. A inclusão de perguntas discursivas permitiu uma análise mais holística e contextualizada da satisfação dos alunos. Essa abordagem revelou oportunidades de melhoria que poderiam ter passado despercebidas em uma análise restrita aos Modelos Kano e SERVQUAL, demonstrando a importância de se considerar múltiplas perspectivas na avaliação da qualidade dos serviços. Espera-se que os resultados possam guiar ações estratégicas e auxiliar na otimização dos processos, trazendo benefícios não apenas para os alunos, mas também para toda a comunidade acadêmica e os usuários dos serviços.
Abstract: Quality is an essential element in the management of Higher Education Institutions (HEIs). In these institutions, students are considered one of the main indicators of success, and the quality of the institution and its reputation in society are directly related to the performance of these future professionals in the job market. The Central Sterile Supply Department (CSSD) is a vital support service for Undergraduate Dentistry Programs, and in this context, students play an active role in the process, being responsible for washing, drying, and packaging instruments used in patient care. Thus, this study aimed to evaluate students' perceptions of the quality of services provided by the Central Sterile Supply Department (CSSD), using the attributes of the SERVQUAL Model adapted to the CSSD and the Kano Model to classify these attributes. The study is outlined as applied research, with an exploratory and descriptive nature and a quantitative approach. Data were collected through a semi-structured questionnaire based on the Kano Model, containing 29 pairs of functional and dysfunctional questions, two open-ended questions at the end, as well as questions related to the student's profile. The data analysis was carried out using the techniques proposed by the Kano Model, resulting in the classification of 22 attributes as "Attractive" and 7 as "One-Dimensional." This classification showed a small difference when evaluated from the perspective of satisfaction and dissatisfaction coefficients, with only 3 attributes classified as "One-Dimensional" and the others as Attractive. The absence of reverse attributes reinforces the idea that the CSSD does not have elements causing dissatisfaction, indicating well-established practices aimed at student satisfaction. The inclusion of open-ended questions allowed for a more holistic and contextualized analysis of student satisfaction. This approach revealed opportunities for improvement that might have gone unnoticed in an analysis restricted to the Kano and SERVQUAL Models, demonstrating the importance of considering multiple perspectives in evaluating the quality of services. It is expected that the results will guide strategic actions and assist in optimizing processes, bringing benefits not only to students but also to the entire academic community and service users.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78474
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5907525777306227
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9304514195647613
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_atpfelipe.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.