Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78444
Tipo: | Dissertação |
Título : | “Vocês ainda estão aí?”: análise e classificação tipológica das cenas pós-créditos no cinema |
Título en español: | “You're still here?”: analysis and typological classification of post-credit scenes in cinema |
Autor : | Carvalho, Luan Barbosa de |
Tutor: | Lucas, Ricardo Jorge de Lucena |
Palabras clave en portugués brasileño: | Cenas pós-créditos;Cinema;Intertextualidade;Narrativa;Paratextualidade;Cinema e linguagem |
Palabras clave en inglés: | Post-credits scenes;Cinema;Intertextuality;Narrative;Paratextuality;Language and motion pictures |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | CARVALHO, Luan Barbosa de. “Vocês ainda estão aí?”: análise e classificação tipológica das cenas pós-créditos no cinema. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo explora o papel das cenas pós-créditos como estratégia narrativa e publicitária no cinema contemporâneo, destacando sua relevância na extensão de filmes e no anúncio de novas franquias. Utilizando conceitos como paratextualidade e intertextualidade, com base em teóricos como Gray, Abbott, Genette e Fiorin, os objetivos incluem classificar tipologicamente essas cenas e analisar sua função na continuidade de universos narrativos. A pesquisa conclui que as cenas pós-créditos transcendem o status de bônus, sendo essenciais para a construção de universos cinematográficos, com categorias distintas que enriquecem a experiência do espectador. |
Abstract: | The study explores the role of post-credits scenes as a narrative and advertising strategy in contemporary cinema, highlighting their relevance in extending films and announcing new franchises. Using concepts such as paratextuality and intertextuality, based on theorists such as Gray, Abbott, Genette, and Fiorin, the objectives include typologically classifying these scenes and analyzing their function in the continuity of narrative universes. The research concludes that post-credits scenes go beyond being mere bonuses, becoming essential for the construction of cinematic universes, with distinct categories that enrich the viewer’s experience. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78444 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0188814974635369 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-6801-4797 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6868794107118772 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_lbcarvalho.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.