Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Márcio de Souza-
dc.contributor.authorOliveira, Káthia Cyléa Meneses de-
dc.date.accessioned2024-10-08T16:02:59Z-
dc.date.available2024-10-08T16:02:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Káthia Cyléa Meneses. Avaliação de política de educação especial: estudo de caso da Escola José Martins Rodrigues em Maracanaú/CE. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas ) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78427-
dc.description.abstractThe aim of this study is to present an analysis of the Special and Inclusive Education Policy, based on the perceptions of the management team, teachers and parents, as well as to identify strategies for improving this policy. Specifically, to describe the actions that are being developed from the perspective of Special and Inclusive Education at the JosÈ Martins Rodrigues School; to investigate the main difficulties encountered by teachers and the school's management team in fully implementing the inclusive education policy; and to identify strategies for improving this policy. In this way, we decided to carry out a qualitative study, whose procedures are guided by a case study, documentary, field, exploratory and in-depth evaluation type of research, given that the answers are reached through the development of techniques that allow us to measure and count the patterns and relationships between the characteristics of the object of research. The subjects' perception of the Special Education Policy from the perspective of Inclusive Education in the municipality of Maracana˙, in general, is a positive one, as they see it as a "reference", "as an opportunity for everyone to participate in the teaching learning process equally". And they still see the municipality as being ahead of others, although they do highlight the various problems that are still latent in everyday school life, especially funding, infrastructure and structure, and teacher training.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação de política de educação especial: estudo de caso da Escola José Martins Rodrigues em Maracanaú/CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise acerca da Política de Educação Especial e Inclusiva, a partir da percepção do núcleo gestor, professores e pais de alunos, bem como identificar estratégias de melhorias dessa política. Em específico, descrever as ações que estão sendo desenvolvidas na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva na Escola José Martins Rodrigues; investigar as principais dificuldades encontradas por professores e n˙cleo gestor da escola para a plena efetivação da política de educação inclusiva; e, identificar estratégias de melhorias dessa política. Desta maneira, optou-se por realizar um estudo de abordagem qualitativa, cujos procedimentos norteiam-se por uma pesquisa do tipo estudo de caso, documental, de campo, exploratória, e de avaliação em profundidade, tendo em vista que as respostas são alcançadas a partir da elaboração de técnicas que permitem medir e contar os padrões e relações entre as características do objeto de pesquisa. A percepção dos sujeitos sobre a Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no município de Maracanaú˙, em geral, É uma visão positiva, pois a veem como “referência”, “como uma oportunidade de todos participarem do processo de ensino-aprendizagem de forma igual”. E ainda percebem o município frente de outros, contudo, não deixam de destacar os diversos problemas que ainda são latentes no cotidiano escolar, em especial, o financiamento, à infraestrutura e estrutura e a capacitação dos professores.pt_BR
dc.subject.ptbrPolítica públicapt_BR
dc.subject.ptbrEducação especialpt_BR
dc.subject.ptbrInclusãopt_BR
dc.subject.ptbrMaracanaú (CE)pt_BR
dc.subject.ptbrEducação inclusivapt_BR
dc.subject.ptbrInclusão escolarpt_BR
dc.subject.enPublic policypt_BR
dc.subject.enSpecial educationpt_BR
dc.subject.enInclusionpt_BR
dc.subject.enMaracanaú (CE)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2027706047442179pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9162337091847651pt_BR
local.date.available2024-10-08-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_kcmoliveira.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.