Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78380
Tipo: | TCC |
Título : | Contribuições da Neurociências para o ensino de Física |
Autor : | Costa, Sebastião Thiago Pontes |
Tutor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palabras clave en portugués brasileño: | Neurociência;Ensino de física;Abordagens neurocientíficas |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | COSTA,S.T. P. Contribuições da Neurociências para o ensino de Física. 2024. 36 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A aplicação da Neurociência no ensino de Física representa uma fronteira inovadora no campo educacional, oferecendo novas perspectivas sobre como os alunos aprendem e retêm conceitos complexos. A Neurociência, que estuda o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, fornece perspectivas valiosas sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi descrever como os princípios e descobertas da neurociência podem ser aplicados de maneira eficaz e inovadora no ensino de física, visando melhorar a compreensão, a retenção e o desempenho dos alunos nesta disciplina. A presente pesquisa consistiu em uma revisão de literatura, a metodologia adotada envolve uma seleção criteriosa de literatura relevante, abrangendo livros, artigos científicos, dissertações e teses. A busca por essas fontes foi realizada em plataformas digitais, com foco em publicações dos últimos dez anos para assegurar a atualidade e o embasamento teórico adequado. Os principais achados indicam que a integração de conhecimentos da Neurociência no ensino de Física pode enriquecer a experiência de aprendizagem. O uso de múltiplos canais sensoriais, como recursos visuais, experimentos práticos e simulações, mostrou-se eficaz na facilitação da compreensão dos conceitos físicos. |
Abstract: | The application of Neuroscience in physics education represents an innovative frontier in the educational field, offering new perspectives on how students learn and retain complex concepts. Neuroscience, which studies the functioning of the brain and nervous system, provides valuable insights into the cognitive processes involved in learning. The objective of the research was to describe how principles and findings from neuroscience can be effectively and innovatively applied to teaching physics, with the aim of enhancing students' understanding, retention, and performance in the subject. This research involved a literature review, with a methodology that includes a careful selection of relevant literature, encompassing books, scientific articles, dissertations, and theses. The search for these sources will be conducted on digital platforms, focusing on publications from the last ten years to ensure up-to-date and appropriate theoretical grounding. The main findings indicate that integrating neuroscience knowledge into physics teaching can enrich the learning experience. The use of multiple sensory channels, such as visual resources, practical experiments, and simulations, has proven effective in facilitating the understanding of physical concepts. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78380 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_stpcosta.pdf | 384,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.