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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78325
Tipo: | Dissertação |
Título : | Afrojin: racialidade e afrossaberes na escola |
Título en inglés: | Afrojin: raciality and afrosknowledge at school |
Autor : | Almeida, Joria Ane Lima Batista |
Tutor: | Lopes, Monalisa Soares |
Palabras clave en portugués brasileño: | Afrojin;Intervenção pedagógica;Racialidade;Afrossaberes |
Palabras clave en inglés: | Pedagogical intervention;Raciality |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | ALMEIDA, Joria Ane Lima Batista. Afrojin: racialidade e afrossaberes na escola. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A finalidade desse estudo foi compreender e valorizar as contribuições dadas pela Sociologia às relações étnico-raciais, africanidades e autoidentificação racial dos jovens estudantes a partir de intervenções pedagógicas em uma escola da rede pública e profissional do Estado do Ceará. A partir dos debates realizados na escola sobre os conceitos de discriminação, preconceito, segregação, racismo, antirracismo, etnia e multiculturalismo várias inquietações foram mobilizadas pelos estudantes. Percebi além das dúvidas, a dificuldade em expressar as pertenças raciais, um silenciamento diante dos saberes relacionados às religiões afro-brasileiras, Tais inquietações posteriormente formaram as problemáticas que fundamentam a pesquisa. Durante as aulas apresentei diferentes referenciais negros no estudo da Antropologia como: Kabengele Munanga e Lélia González. A partir da trajetória desses autores, percebi maior engajamento à temática visto que trechos das obras dos autores foram apresentados e os estudantes se perceberam nestas produções. Um grupo de estudantes me procurou interessado em saber mais sobre autores e autoras negras e assim iniciamos conversas durante os intervalos sobre os mesmos – criava-se, assim, a gênese do que chamaríamos de AFROJIN. De maneira geral, a intervenção pedagógica – AFROJIN - que fundamenta a pesquisa ocorreu no ano de 2021, em uma escola localizada em Guaiúba (CE) e, para além de ação pontual, buscou-se planejar e executar um projeto interdisciplinar nesta temática visando proporcionar a oportunidade aos professores de Sociologia de traçarem novas maneiras de incentivar a autonomia estudantil a partir da importância dada às sugestões e problemáticas elencadas pelos estudantes. O projeto se desenvolveu através de oficina e encontros de aprendizagem que possibilitassem compartilhar saberes mais significativos |
Abstract: | The purpose of this study was to understand and value the contributions made by Sociology to ethnic-racial relations, Africanities and racial self-identification of young students based on pedagogical interventions in a public and professional school in the State of Ceará. From the debates held at school on the concepts of discrimination, prejudice, segregation, racism, anti-racism, ethnicity and multiculturalism, several concerns were raised by the students. I noticed, beyond doubts, the difficulty in expressing racial belongings, a silence in the face of knowledge related to Afro-Brazilian religions. Such concerns later formed the problems that underlie the research. During classes I presented different black references in the study of Anthropology such as: Kabengele Munanga and Lélia González. From the trajectory of these authors, I noticed greater engagement with the theme as excerpts from the authors' works were presented and the students noticed themselves in these productions. A group of students came to me interested in finding out more about black authors and so we started conversations during breaks about them – thus creating the genesis of what we would call AFROJIN. In general, the pedagogical intervention - AFROJIN - that underpins the research took place in 2021, in a school located in Guaiúba (CE) and, in addition to specific action, we sought to plan and execute an interdisciplinary project on this theme aiming to provide the opportunity for Sociology teachers to outline new ways to encourage student autonomy based on the importance given to the suggestions and problems listed by students. The project was developed through workshops and learning meetings that made it possible to share more significant knowledge. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78325 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9086494759043051 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/2215865347230824 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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