Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78228
Tipo: | TCC |
Título : | Análise das competências técnicas de engenharia de software entre o meio acadêmico e a indústria de software |
Título en inglés: | Analysis of technical software engineering skills among academic environment and the software industry |
Autor : | Cunha, Hudson Silva |
Tutor: | Chaves, José Osvaldo Mesquita |
Palabras clave en portugués brasileño: | Engenharia de software;Software;Competência;Indústria |
Palabras clave en inglés: | Software engineering;Software;Competence;Industry |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | Cunha, Hudson Silva. Análise das competências técnicas de Engenharia de Software entre o meio acadêmico e a indústria de software. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Desenvolver software é uma tarefa complexa que, cada vez mais, tem exigido que os profissionais aprimorem seus conhecimentos com novas técnicas e ferramentas. A Engenharia de Software surgiu para fornecer aos profissionais o conhecimento necessário para desenvolver sistemas complexos dentro do prazo e com qualidade. Entretanto, existe uma deficiência no conhecimento aprendido nos cursos de Engenharia de Software das universidades. Este trabalho tem como objetivo investigar quais são as competências necessárias para um Engenheiro de Software atuar na indústria, relacioná-las com as disciplinas do curso e saber se há um desalinhamento do conhecimento fornecido pela universidade, para o que é demandado pela indústria. Efetuouse um processo de coleta de dados com os participantes da pesquisa para analisar e extrair informações a respeito dos conhecimentos aprendidos na universidade, e saber se estão alinhados com as exigências das empresas em que atuam. Foram identificadas as disciplinas que mais estão alinhadas com a realidade da indústria e, também as que menos estão alinhadas, servindo como base para estudos futuros mais aprofundados acerca dos possíveis motivos da falta de concordância de algumas disciplinas com a indústria. Com esses dados, pôde-se concluir que há tanto disciplinas alinhadas, quanto desalinhas com a realidade da indústria. |
Abstract: | Developing software is a complex task that increasingly requires professionals to improve their knowledge with new techniques and tools. Software Engineering emerged to provide professionals with the necessary knowledge to develop complex systems on time and with quality. However, there is a deficiency in the knowledge learned in Software Engineering courses at universities. This work aims to investigate what are the necessary skills for a Software,Engineer to work in the industry, relate them to the disciplines of the course and find out if there is a misalignment of the knowledge that is provided to what is demanded. A data collection process was carried out with the research participants to analyze and extract information about the knowledge learned at the university, and to know if they are aligned with the requirements of the companies in which they work. The main disciplines that are most aligned with the industry’s reality were identified, as well as those that are least aligned, serving as a basis for further in-depth future studies on the possible reasons for the lack of agreement of some disciplines with the industry. With these data, it could be concluded that there are both disciplines aligned and misaligned with the reality of the industry. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78228 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_hscunha.pdf | 676,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.