Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78181
Type: Dissertação
Title: Ensaios sobre os determinantes da qualidade educacional no Brasil
Authors: Ferreira, Jayane Freires
Advisor: Araujo, Jair Andrade de
Keywords in Brazilian Portuguese : desempenho escolar;qualidade da educação;função de produção educacional;gastos com educação;rural e urbano
Keywords in English : school performance;education quality;educational production function;education spending;rural and urban
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Issue Date: 2024
Citation: FERREIRA, Jayane Freires. Ensaios sobre os determinantes da qualidade educacional no Brasil. 2024.97 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta dissertação é composta por três ensaios que relacionam os principais determinantes para a qualidade da educação no Brasil. O primeiro ensaio analisa os determinantes do desempenho educacional para o 5º ano do ensino fundamental nas escolas públicas, com ênfase nas características dos alunos, da família, dos professores, das escolas e da localização, com a aplicação de um painel de efeitos fixos entre os anos de 2011 e 2017. Os resultados centrais do estudo sugeriram que os fatores que mais explicam o desempenho escolar são as características individuais dos alunos e educação da mãe, trazendo ilação do que é discutido na literatura. Por sua vez, o segundo ensaio investiga a relação entre os gastos educacionais por aluno no ensino fundamental e a qualidade da educação nos municípios brasileiros, com foco no 5º e 9º ano do ensino fundamental entre o hiato de 2013 a 2019. Utilizando um painel com efeitos fixos, as estimativas mostraram que os coeficientes foram positivos e significantes, indicando que aumentos nos gastos elava a qualidade educacional nos municípios brasileiros. No entanto, esses resultados demonstraram uma pequena correlação. Por fim, o terceiro ensaio examina a dimensão da lacuna de desempenho educacional entre alunos que frequentam escolas rurais e urbanas no ensino médio entre 2017 e 2021. Como estratégia de identificação, foi empregado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com efeitos fixos de estado e município. Os resultados em torno da média apresentaram que a inserção gradual das covariadas e dos efeitos fixos reduzem a lacuna de desempenho entre os alunos rurais e urbanos. Todavia, as desigualdades aumentam com o passar dos anos.
Abstract: This dissertation is composed of three essays that list the main determinants of the quality of education in Brazil. The first essay analyzes the determinants of educational performance for the 5th year of primary education in public schools, with emphasis on the characteristics of students, families, teachers, schools and location, with the application of a panel of fixed effects between the years 2011 and 2017. The central results of the study suggested that the factors that most explain school performance are the individual characteristics of the students and the mother's education, drawing conclusions from what is discussed in the literature. In turn, the second essay investigates the relationship between educational expenditure per student in elementary school and the quality of education in Brazilian municipalities, focusing on the 5th and 9th year of elementary school between the gap from 2013 to 2019. Using a panel with fixed effects, the estimates showed that the coefficients were positive and significant, indicating that increases in spending increased educational quality in Brazilian municipalities, however, these results demonstrated a small correlation. Finally, the third essay examines the size of the educational performance gap between students attending rural and urban secondary schools between 2017 and 2021. As an identification strategy, the Ordinary Least Squares (OLS) model with fixed effects of state and municipality. The results around the average showed that the gradual inclusion of covariates and fixed effects reduces the performance gap between rural and urban students, however, inequalities increase over the years.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78181
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0152669238597960
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6297-9558
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7374641262802257
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_jfferreira.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.