Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraujo, Jair Andrade de-
dc.contributor.authorFerreira, Jayane Freires-
dc.date.accessioned2024-09-12T13:57:04Z-
dc.date.available2024-09-12T13:57:04Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jayane Freires. Ensaios sobre os determinantes da qualidade educacional no Brasil. 2024.97 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78181-
dc.description.abstractThis dissertation is composed of three essays that list the main determinants of the quality of education in Brazil. The first essay analyzes the determinants of educational performance for the 5th year of primary education in public schools, with emphasis on the characteristics of students, families, teachers, schools and location, with the application of a panel of fixed effects between the years 2011 and 2017. The central results of the study suggested that the factors that most explain school performance are the individual characteristics of the students and the mother's education, drawing conclusions from what is discussed in the literature. In turn, the second essay investigates the relationship between educational expenditure per student in elementary school and the quality of education in Brazilian municipalities, focusing on the 5th and 9th year of elementary school between the gap from 2013 to 2019. Using a panel with fixed effects, the estimates showed that the coefficients were positive and significant, indicating that increases in spending increased educational quality in Brazilian municipalities, however, these results demonstrated a small correlation. Finally, the third essay examines the size of the educational performance gap between students attending rural and urban secondary schools between 2017 and 2021. As an identification strategy, the Ordinary Least Squares (OLS) model with fixed effects of state and municipality. The results around the average showed that the gradual inclusion of covariates and fixed effects reduces the performance gap between rural and urban students, however, inequalities increase over the years.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsaios sobre os determinantes da qualidade educacional no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação é composta por três ensaios que relacionam os principais determinantes para a qualidade da educação no Brasil. O primeiro ensaio analisa os determinantes do desempenho educacional para o 5º ano do ensino fundamental nas escolas públicas, com ênfase nas características dos alunos, da família, dos professores, das escolas e da localização, com a aplicação de um painel de efeitos fixos entre os anos de 2011 e 2017. Os resultados centrais do estudo sugeriram que os fatores que mais explicam o desempenho escolar são as características individuais dos alunos e educação da mãe, trazendo ilação do que é discutido na literatura. Por sua vez, o segundo ensaio investiga a relação entre os gastos educacionais por aluno no ensino fundamental e a qualidade da educação nos municípios brasileiros, com foco no 5º e 9º ano do ensino fundamental entre o hiato de 2013 a 2019. Utilizando um painel com efeitos fixos, as estimativas mostraram que os coeficientes foram positivos e significantes, indicando que aumentos nos gastos elava a qualidade educacional nos municípios brasileiros. No entanto, esses resultados demonstraram uma pequena correlação. Por fim, o terceiro ensaio examina a dimensão da lacuna de desempenho educacional entre alunos que frequentam escolas rurais e urbanas no ensino médio entre 2017 e 2021. Como estratégia de identificação, foi empregado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com efeitos fixos de estado e município. Os resultados em torno da média apresentaram que a inserção gradual das covariadas e dos efeitos fixos reduzem a lacuna de desempenho entre os alunos rurais e urbanos. Todavia, as desigualdades aumentam com o passar dos anos.pt_BR
dc.subject.ptbrdesempenho escolarpt_BR
dc.subject.ptbrqualidade da educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrfunção de produção educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrgastos com educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrrural e urbanopt_BR
dc.subject.enschool performancept_BR
dc.subject.eneducation qualitypt_BR
dc.subject.eneducational production functionpt_BR
dc.subject.eneducation spendingpt_BR
dc.subject.enrural and urbanpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0152669238597960pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6297-9558pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7374641262802257pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_jfferreira.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.