Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78107
Tipo: Dissertação
Título : O experimento de baixo custo como recurso didático no ensino de reações químicas e de ácidos e bases no 9º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
Título en inglés: The low-cost experiment as a didactic resource for teaching chemical reactions and acids and bases in the 9th grade: a case study
Autor : Rodrigues, Francisco Idelbrando Lima
Tutor: Lima, Isaías Batista de
Palabras clave en portugués brasileño: Química - Estudo e ensino;Experimentação em química
Palabras clave en inglés: Chemistry - Study and teaching;Experimentation in chemistry
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::OUTROS
Fecha de publicación : 2023
Citación : RODRIGUES, Francisco Idelbrando Lima. O experimento de baixo custo como recurso didático no ensino de reações químicas e de ácidos e bases no 9º ano do ensino fundamental: um estudo de caso. 2024. 155 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A experimentação no ensino de química é um recurso didático fundamental, promovendo debates por meio de problemas reais, contextualizando e articulando processos de investigação, contribuindo para despertar o interesse dos discentes, trazendo melhorias para o aprendizado dessa ciência. Entretanto muitas escolas não dispõem de um labortório e/ou reagentes e equipamento, para a realização de aulas praticas. Assim o uso da experimentação com material de baixo custo, para além da superação das dificuldades de estrutura e material, pode favorecer a compreenção de conceitos, leis e teorias, dando ao aluno um maior entendimento dos conteúdos escolares e a percepção de que a ciência está em todos os lugares. O objetivo geral desse trabalho foi analisar a utilização de experimentos de baixo custo como recurso didático no ensino de reações químicas e de ácidos e bases no 9º ano do ensino fundamental em uma escola distrital do município de Arneiroz-CE. A pesquisa foi observacional, exploratória e descritiva, tendo como dimensão mais ampla um delineamento bibliográfico e estudo de caso, com abordagem qualitativa para análise dos dados. Os resultados da pesquisa coletados pelo Questionário de Percepção dos Alunos mostraram que para a turma de 9° ano estudada, 72% dos alunos ficaram muito satisfeitos quanto as aulas experimentais, gerando maior estímulo para aprendizagem dos conteúdos de reações químicas e de ácidos e bases. Esse mesmo padrão de resposta ocorreu com 79% dos discentes que consideraram que os experimentos os tornaram mais curiosos para aprender química. A experimentação estimulou uma expressiva interação da turma, o que levou 87% dos alunos a estarem muito satisfeitos sobre a participação nas atividades em classe. Por fim, alcançou-se um percentual de 93% de “muito satisfeito” quando os alunos estudados optaram pela preferência de aulas de ciências com experimentos, assim como da aceitação da metodologia utilizada nas aulas. Considerou-se que a realização dos experimentos com material de baixo custo, superou a falta de estrutura e material que a escola distrital apresentava, e que o potencial desse material é grande e de fácil acesso, permitindo maior frequência de realização dos experimentos, bem como um baixo impacto ambiental. Também foi possível observar que além do ganho no sentido do aprendizado dos conteúdos, houve maior envolvimento e motivação dos estudantes, pelo qual podemos concluir que a metodologia utilizada resultou em uma aprendizagem prática, construtiva e com aplicação do conhecimento em contextos do mundo cotidiano.
Abstract: Experimentation in chemistry teaching is a fundamental didactic resource, promoting debates through real problems, contextualizing and articulating research processes, contributing to awakening the interest of students, bringing improvements to the learning of this science. However, many schools do not have a laboratory and/or reagents and equipment to carry out practical classes. Thus, the use of experimentation with low-cost material, in addition to overcoming structural and material difficulties, can favor the understanding of concepts, laws and theories, giving the student a greater understanding of school content and the perception that science is everywhere. The general objective of this work was to analyze the use of lowcost experiments as a teaching resource in teaching chemical reactions and acids and bases in the 9th year of elementary school in a district school in the city of Arneiroz-CE. The research was observational, exploratory and descriptive, with the broadest dimension being a bibliographical design and case study, with a qualitative approach to data analysis. The research results collected by the Student Perception Questionnaire showed that for the 9th grade class studied, 72% of students were very satisfied with the experimental classes, generating greater stimulus for learning the contents of chemical reactions and acids and bases. This same response pattern occurred with 79% of students who considered that the experiments made them more curious about learning chemistry. The experiment stimulated significant class interaction, which led to 87% of students being very satisfied with their participation in class activities. Finally, a “very satisfied” percentage of 93% was achieved when the students studied chose to prefer science classes with experiments, as well as accepting the methodology used in classes. It was considered that carrying out the experiments with low-cost material overcame the lack of structure and material that the district school had, and that the potential of this material is great and easily accessible, allowing greater frequency of carrying out the experiments, as well as a low environmental impact. It was also possible to observe that in addition to the gain in learning the content, there was greater involvement and motivation of students, which means we can conclude that the methodology used resulted in practical, constructive learning and application of knowledge in contexts of the everyday world.
Descripción en portugués brasileño : Acompanha produto educacional: "Guia de experimentação de baixo custo como recurso didático no ensino de reações químicas e de ácidos e bases para o 9° ano do ensino fundamental"
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78107
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5227557681088167
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_filrodrigues.pdfDISSERTAÇÃO3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2023_pe_filrodrigues.pdfPRODUTO EDUCACIONAL1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.