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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78069
Type: | TCC |
Title: | A importância das simulações computacionais na análise estrutural de discos de freios sólidos e ventilados |
Authors: | Coutinho, Rafael Barreto |
Advisor: | Rodrigues, Romulo do Nascimento |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Discos de freio;Freios por atrito;Análise mecânica computacional;Projetos mecânicos;Elementos finitos |
Keywords in English : | Brake disks;Friction brakes;Computational mechanical analysis;Mechanical projects;Finite elements |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | COUTINHO, Rafael Barreto. A importância das simulações computacionais na análise estrutural de discos de freios sólidos e ventilados. 2023. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O mundo moderno demanda soluções cada vez mais eficientes na criação de dispositivos veiculares. Existe uma crescente busca em ganho de função e redução de custos ao produzir componentes como freios, por exemplo. Nesse sentido, os métodos computacionais colaboram para reduzir o número de iterações dentro de um projeto, desde a criação das peças até a análise estrutural e térmica. Assim, este trabalho tem o objetivo de aplicar o conhecimento teórico em análises computacionais, buscando mostrar a eficiência do uso do software CAD 3D para o engenheiro mecânico na produção de discos de freio. O design e a análise são feitos através do software SolidWorks, onde além de elaborar as peças necessárias, ele servirá de base para as análises desejadas, aplicando as propriedades do material utilizado, condições de contorno, cargas ao longo da estrutura, verificando as tensões de Von Mises, os coeficientes de segurança no projeto e o comportamento térmico de discos de freios ventilados e sólidos com aplicações comerciais que foram selecionados para este trabalho. O processo consiste na união dos conhecimentos teóricos aplicados em freios a disco com o método dos elementos finitos, onde as características de mecânica da frenagem, como cargas e pressões hidráulicas utilizadas no projeto, serão aplicadas nos discos de freios modelados no programa. As simulações computacionais são realizadas no módulo SolidWorks Simulation e os resultados serão analisados e comparados com o propósito de servirem como ferramenta de suporte para o engenheiro mecânico, o ajudando a tomar melhores decisões. |
Abstract: | The modern world demands better and more efficient solutions in the creation of vehicle devices. There is a growing search for gain in function and cost reduction when producing components such as brakes, for example. In this sense, computational methods collaborate to reduce the number of interactions within a project, since the creation of parts to structural and thermodynamic analysis. Thus, this work aims to utilize the theoretical knowledge applied in computer analysis, seeking to show the efficiency of using 3D CAD softwares for the mechanical engineer in order to produce brake discs. The design and analysis are done through SolidWorks software, where besides modeling the necessary parts, it will be used for the desired analyses, using the selected material properties, boundary conditions, loads along the structure, verifying von mises tensions, project safety coefficients and thermal behavior of commercial ventilated and solid discs selected for this work. The process consists of the union of theoretical knowledge applied to disk brakes using the Finite Element Method, where the braking mechanic analysis such as loads and hydraulic pressures will be applied to disk brakes designed in this program. The computational simulations are going to be runned through SolidWorks Simulation module and results will be analyzed and compared with the goal of helping the mechanical engineer to make the best decisions. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78069 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9614082861655025 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias |
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