Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78068
Type: | TCC |
Title: | Geografia no contexto da sociedade da aprendizagem: o livro didático e as tecnologias digitais da informação e comunicação como potenciais no ensino e na aprendizagem |
Authors: | Neves, Bruno Palhares |
Advisor: | Barbosa, Maria Edivani Silva |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação;Livro didático;Tecnologia;Ensino;Aprendizagem |
Keywords in English : | Education;Textbook;Technology;Teaching;Learning |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | NEVES, Bruno Palhares. Geografia no contexto da sociedade da aprendizagem: o livro didático e as tecnologias digitais da informação e comunicação como potenciais no ensino e na aprendizagem. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O poder da educação vai além do pressuposto da aprendizagem do mínimo para que o sujeito tenha consciência de si, e, para a geografia escolar, deve-se considerar a importância de ensinar a aprender a ler o mundo em diferentes escalas. Sendo assim, a educação é vista como um dos principais fatores de transformação do mundo com pressuposto na conscientização e educação dos estudantes, que lhes viabilizaria melhores oportunidades do ponto de vista do capital humano. Embora nas últimas décadas o avanço do meio técnico científico informacional tenha alcançado as escolas, o livro didático continua a ser a principal ferramenta que auxilia o processo de ensino e aprendizagem, além de ser um instrumento disseminador de ideais políticos e culturais. Destaca-se que os novos adventos oriundos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) devem ser explorados em benefício do processo de ensino e aprendizagem, entretanto, o acesso às oportunidades não se dá de forma democrática, existindo dois modelos de escola que corroboram para aprofundar o fosso nos indicadores de aprendizagem no modelo escolar predominante. Desse modo, o objetivo da presente artigo foi analisar o contexto da sociedade da informação e a relevância do ensino de Geografia potencializado pelo uso do livro didático associado as tecnologias da informação e comunicação, bem como caracterizar a sociedade da informação com foco nas condições materiais que ela oferece para dinamizar o ambiente de ensino e aprendizagem em Geografia, além de compreender os desafios da docência em Geografia face a sociedade da informação, como também identificar meios que potencializam o ensino de Geografia associado ao uso do livro didático. O percurso metodológico se dá por meio de uma pesquisa de revisão de literatura integrativa do tipo qualitativa de referenciais bibliográficos, na qual foram usados como referencial teórico-metodológico trabalhos científicos de comprovada relevância para a produção científica na área, como artigos revisados por pares, monografias, dissertações e teses, oriundos de plataformas eletrônicas, sendo extraído através de buscas nas bases de dados do Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Na sociedade da aprendizagem somos conduzidos a novas formas de aprender e de nos relacionar com o conhecimento. A aprendizagem ocorre nos mais diversos contextos, sejam estes formais ou informais, e é um processo que se prolonga ao longo da vida porque o mundo global é competitivo e o que hoje é atual e relevante amanhã estará obsoleto e descontextualizado. O livro didático continua sendo um dos principais materiais utilizados por todos os professores, sendo, em vários casos, o único recurso didático utilizado em sala de aula. A pesquisa sobre o ensino de Geografia é extremamente importante dentro desse cenário, pois possibilita a produção de novos conteúdos sobre a temática e a discussão sobre as mais diferentes realidades. Dessa forma, a educação e o uso das tecnologias digitais promoveram a criação de novos espaços de interação e comunicação entre as pessoas, aumentando o acesso e a forma de desenvolver e construir o conhecimento, formando assim cidadãos críticos, pensantes e conscientes de seu papel na sociedade em que vivem. |
Abstract: | The power of education goes beyond the assumption of learning the minimum so that the subject is aware of him/herself, and school geography must consider the importance of teaching how to learn to read the world on different scales. As such, education is seen as one of the main factors in transforming the world, based on raising awareness and educating students, which would enable them to have better opportunities from the point of view of human capital. Although in recent decades the advancement of the technical scientific informational environment has reached schools, the textbook continues to be the main tool that aids the teaching-learning process, as well as being an instrument for disseminating political and cultural ideals. It should be noted that the new developments in Information and Communication Technologies (ICT) should be exploited to benefit the teaching-learning process. However, access to opportunities is not democratic, and there are two school models that contribute to widening the gap in learning indicators in the predominant school model. Thus, the aim of this article was to analyze the context of the information society and the relevance of teaching Geography enhanced by the use of textbooks associated with information and communication technologies, as well as to characterize the information society with a focus on the material conditions it offers to boost the teaching and learning environment in Geography, in addition to understanding the challenges of teaching Geography in the face of the information society, as well as identifying means that enhance the teaching of Geography associated with the use of textbooks. The methodological approach is based on a qualitative integrative literature review of bibliographic references, in which scientific works of proven relevance to scientific production in the area, such as peer-reviewed articles, monographs, dissertations and theses, from electronic platforms, will be used as a theoretical-methodological reference, being extracted through searches in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar databases. In the learning society we are led to new ways of learning and relating to knowledge. Learning takes place in the most diverse contexts, whether formal or informal, and is a lifelong process because the global world is competitive and what is current and relevant today will be obsolete and decontextualized tomorrow. The textbook remains one of the main materials used by all teachers, and in many cases, it is the only teaching resource used in the classroom. Research into the teaching of geography is extremely important in this scenario, as it makes it possible to produce new content on the subject and discuss the most different realities. In this way, education and the use of digital technologies have promoted the creation of new spaces for interaction and communication between people, increasing access and the way in which knowledge is developed and constructed, thus forming critical, thinking citizens who are aware of their role in the society in which they live. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78068 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0000-1676-6308 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2854721197277194 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6104723368550136 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Artigo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_bpneves.pdf | 311,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.