Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78057
Type: | TCC |
Title: | Mapas, maquetes e instrumentos digitais no auxílio do ensino de Geografia |
Authors: | Silva, Daniel Oliveira da Nascimento, Mateus Dias do |
Advisor: | Oliveira, Alexandra Maria de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Geografia - Estudo e ensino;Ensino - Meios auxiliares;Mapas na educação;Maquetes na educação;Geografia - Ensino auxiliado por computador |
Keywords in English : | Geography;Basic school;Maps;Models;Digital instrumentation |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | SILVA, Daniel Oliveira da; NASCIMENTO, Mateus Dias do. Mapas, maquetes e instrumentos digitais no auxílio do ensino de Geografia. 2024. 49 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A ciência geográfica é altamente prejudicada pela forma como é abordada, haja vista sua natureza sintetizante entre teorias e práticas que compõem o ser humano e o espaço que este produz. Entendendo pelos olhos dos estudantes a forma ideal para se apresentar a geografia, busca-se então elaborar métodos e metodologias didáticas para que a geografia seja então tornada atraente para quem a recebe. O modelo do presente trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica qualitativa, buscando características que melhor empenhem o papel de facilitadoras para o processo de ensino-aprendizagem dentro da geografia. Os mapas, as maquetes e a instrumentalização digital surgem como modelos facilitadores de ensino-aprendizado, haja vista sua característica de ser visual e prática, englobando áreas significativas para o ensino de geografia. Em suma, a geografia tende a ser vista com melhores olhos se bem apresentada, pois seus conteúdos são concernentes ao dia a dia de todos, ao espaço que os cerca. Tal proximidade com o receptor deve ser evidenciada durante as temáticas trabalhadas em todas as aulas. |
Abstract: | The geographic science is harmed by the way it is approached, given its synthesizing nature between theories and practices that constitute the human and the space he produces. Understanding through the students' perspective the ideal way to show the geography, search seek to develop teaching methods and methodologies so that geography becomes attractive to those who receive it. The model of this work is based on qualitative bibliographical research, looking for characteristics that best play the role of facilitators of the education process in geography. Maps, models and digital instrumentation emerge as facilitating process of teaching-learning, because of their characteristic of being visual and practical, covering significant areas for the teaching of geography. In short, geography tends to be better seen if it is well presented, because their contents concern each person's daily life, the space that surrounds them. This proximity to the receiver must be evident during all the topics covered in all classes. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78057 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0302076576218922 http://lattes.cnpq.br/9390489496836714 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5468866578628283 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_dosilva_mdnascimento.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.