Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alexandra Maria de-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Oliveira da-
dc.contributor.authorNascimento, Mateus Dias do-
dc.date.accessioned2024-09-04T14:00:08Z-
dc.date.available2024-09-04T14:00:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Oliveira da; NASCIMENTO, Mateus Dias do. Mapas, maquetes e instrumentos digitais no auxílio do ensino de Geografia. 2024. 49 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78057-
dc.description.abstractThe geographic science is harmed by the way it is approached, given its synthesizing nature between theories and practices that constitute the human and the space he produces. Understanding through the students' perspective the ideal way to show the geography, search seek to develop teaching methods and methodologies so that geography becomes attractive to those who receive it. The model of this work is based on qualitative bibliographical research, looking for characteristics that best play the role of facilitators of the education process in geography. Maps, models and digital instrumentation emerge as facilitating process of teaching-learning, because of their characteristic of being visual and practical, covering significant areas for the teaching of geography. In short, geography tends to be better seen if it is well presented, because their contents concern each person's daily life, the space that surrounds them. This proximity to the receiver must be evident during all the topics covered in all classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMapas, maquetes e instrumentos digitais no auxílio do ensino de Geografiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ciência geográfica é altamente prejudicada pela forma como é abordada, haja vista sua natureza sintetizante entre teorias e práticas que compõem o ser humano e o espaço que este produz. Entendendo pelos olhos dos estudantes a forma ideal para se apresentar a geografia, busca-se então elaborar métodos e metodologias didáticas para que a geografia seja então tornada atraente para quem a recebe. O modelo do presente trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica qualitativa, buscando características que melhor empenhem o papel de facilitadoras para o processo de ensino-aprendizagem dentro da geografia. Os mapas, as maquetes e a instrumentalização digital surgem como modelos facilitadores de ensino-aprendizado, haja vista sua característica de ser visual e prática, englobando áreas significativas para o ensino de geografia. Em suma, a geografia tende a ser vista com melhores olhos se bem apresentada, pois seus conteúdos são concernentes ao dia a dia de todos, ao espaço que os cerca. Tal proximidade com o receptor deve ser evidenciada durante as temáticas trabalhadas em todas as aulas.pt_BR
dc.subject.ptbrGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.ptbrEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.ptbrMapas na educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrMaquetes na educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrGeografia - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.enGeographypt_BR
dc.subject.enBasic schoolpt_BR
dc.subject.enMapspt_BR
dc.subject.enModelspt_BR
dc.subject.enDigital instrumentationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0302076576218922pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9390489496836714pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5468866578628283pt_BR
local.date.available2024-09-04-
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_dosilva_mdnascimento.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.