Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77895
Tipo: Tese
Título : O pedagogo José de Barcellos e a formação do professor primário no Ceará (1856-1891)
Autor : Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Tutor: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palabras clave en portugués brasileño: História da educação cearense;Formação docente;Professor primário;José de Barcellos;Escola Normal
Palabras clave en inglés: History of Ceará’s education;Normal school;Professional development of teachers;Elementary teacher
Palabras clave en español: Historia de la educación en Ceará;Formación de maestros;Maestro primario;Escuela Normal
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. O pedagogo José de Barcellos e a formação do professor primário no Ceará (1856-1891). 2024. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Reporta-se à trajetória, na qualidade de professor e diretor, de José de Barcellos (1856-1891), que estabeleceu a primeira Escola Normal do Ceará entre o Estado Imperial e a República, então recém-fundada. O objetivo geral deste estudo repousa em examinar os vínculos entre os trajetos formativos e profissionais de José de Barcellos e o movimento de renovação da formação docente e do ensino primário. Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho qualitativo, assentada na Ciência Histórica, intermediada por estudos biográficos e história de vida. A coleta de dados sobre a Escola Normal e o Mestre biografado ocorreu com esteio nas análises de fontes nos acervos da Biblioteca Nacional (BN), Hemeroteca Digital, do Instituto do Ceará (IC), da Academia Cearense de Letras (ACL) e da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE), bem como no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os achados consistiram em teses, dissertações, artigos, livros, jornais, revistas, manuais pedagógicos, livros literários, imagens e documentos oficiais da época. Os resultados apontam que a vida de José de Barcellos foi perpassada pelo contexto em que viveu, em especial, quando conviveu na capital, Fortaleza, centro de comércio e de vida cultural e refúgio dos retirantes, que a procuraram para sobreviver nos extensos períodos de seca. É o local que trouxe o progresso em seus vapores e onde foram decididas as intenções e realizações da administração, como a da instalação da primeira Escola Normal cearense. Barcellos se fez presente no contexto socioeducacional para a implantação de propostas na organização do ensino primário e na habilitação do professorado. Foi tradutor e redator dos jornais O Cearense, Gazeta do Norte e da revista Quinzena e um dos fundadores da Academia Cearense de Letras. Seus itinerários formativos de professor adjunto até a habilitação de pedagogo na Escola Normal de Bruxelas, acrescidos das viagens para estudos nacionais e internacionais, qualificaram-no a ser o primeiro professor de Pedagogia e Metodologia e diretor da Escola Normal. Reconhecido por seus contemporâneos, esse pedagogista foi, juntamente com outros professores e educadores de sua época, um dos reformistas do ensino primário, por configurar um novo modelo de formação para professor primário que até os anos 90 do século passado foi referência no Ceará. É legítimo afirmar que os vínculos entre a trajetória de José de Barcellos e o movimento renovador do ensino estão nos espaços de interação e circulação social, cultural e político estabelecidos em variegados grupos do meio letrado cearense à época.
Abstract: It is addressed to the trajectory, as teacher and principal, of José de Barcellos (1856-1891) who established the first Normal School of Ceará (Escola Normal do Ceará) between the Imperial State and the then recently founded Republic. The general aim of this study is to examine the links between José de Barcellos' educational and professional background and the movement to renew teacher training and primary education. It is classified as qualitative, based on historical science, mediated by biographical and life history studies. Data collection was based on the analysis of sources in the collections of the National Library (BN), Hemeroteca Digital, Instituto do Ceará (IC), Academia Cearense de Letras (ACL) and Biblioteca Estadual do Ceará (BECE), and in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations. The findings consisted of theses, dissertations, articles, books, newspapers, magazines, pedagogical manuals, literary books, images and official documents from the time. The findings consisted of theses, essays, articles, books, journals, magazines, pedagogical manuals, literary books, images and official documents of the time. The results point that the life of José de Barcellos was traversed by the context in which he lived, in special, when he lived in the capital city, Fortaleza, center of commerce and cultural life and refugee of retreatants which seeked it aiming to survive in the extended periods of drought. Barcellos made himself present in socio educational context for the implementation of proposals in the organization of elementary education and in the habilitation of the teaching staff. He worked as translator and writer on the O Ceará and Gazeta do Norte newspapers and in the Quinzena magazine and was one of the founding members of the Academia Cearense de Letras. His formative itineraries of adjunct teacher until his habilitations as pedagogue on the Normal School of Brussels, added to the trips for national and international studies qualified him to be the first professor of Pedagogy and Methodology and the director of the Escola Normal. The renowned pedagogist was one of the reformers of primary education, with a new training model that was in force until the 1990s in Ceará. The links between the career of José de Barcellos and the teaching renovation movement lie in the spaces of social, cultural and political interaction and circulation.
Resumen en español: Volvemos a la trayectoria, como maestro y director, de José de Barcellos (1856-1891), que creó la primera Escuela Normal de Ceará entre el Estado Imperial y la República, que acababa de fundarse. El objetivo general es examinar la relación entre su trayectoria educativa y profesional y el movimiento de renovación de la formación de maestros y de la enseñanza primaria. La investigación es cualitativa, basada en la ciencia histórica, mediada por estudios biográficos y de historia de vida. La recolección de datos sobre la Escuela Normal y el Maestro biografiado se basó en el análisis de fuentes en los acervos de la Biblioteca Nacional (BN), la Biblioteca Digital, el Instituto Cearense (IC), la Academia Cearense de Letras (ACL) y la Biblioteca del Estado de Ceará (BECE), así como en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES. Los hallazgos consistieron en tesis, disertaciones, artículos, libros, periódicos, revistas, manuales pedagógicos, libros literarios, imágenes y documentos oficiales de la época. Los resultados muestran que la vida de José de Barcellos estuvo impregnada por el contexto en el que vivió, especialmente cuando residió en la capital, Fortaleza, centro de comercio y vida cultural y refugio de los emigrantes que la buscaban para sobrevivir a los largos periodos de sequía. Fue el lugar que trajo el progreso en sus barcos de vapor y donde se decidieron las intenciones y realizaciones de la administración, como la instalación de la primera Escuela Normal de Ceará. Barcellos estuvo presente en el contexto socioeducativo para llevar a cabo propuestas de organización de la enseñanza primaria y de formación de maestros. Fue traductor y redactor de los periódicos O Cearense, Gazeta do Norte y de la revista Quinzena y uno de los fundadores de la Academia Cearense de Letras. Sus itinerarios de formación, de profesor auxiliar a pedagogo en la Escuela Normal de Bruselas, más sus viajes de estudios nacionales e internacionales, le capacitaron para ser el primer catedrático de Pedagogía y Metodología y director de la Escuela Normal. Reconocido por sus contemporáneos, este pedagogo fue, junto con otros profesores y educadores de su época, uno de los reformadores de la enseñanza primaria, por establecer un nuevo modelo de formación de maestros de primaria que fue referencia en Ceará hasta la década de 1990. En consecuencia, es justo afirmar que los vínculos entre la trayectoria de José de Barcellos y el movimiento de renovación del magisterio radican en los espacios de interacción y circulación social, cultural y política establecidos en diversos grupos del medio letrado cearense de la época.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77895
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0208586522900511
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tese_amsfeitosa.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.