Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77894
Type: Dissertação
Title: Análise das competências digitais de professores de matemática do ensino fundamental em um curso de formação docente
Authors: Vasconcelos, Sarah Pires Barreto de Souza
Advisor: Brandão, Jorge Carvalho
Keywords in Brazilian Portuguese : Competências digitais;Ensino de matemática;Formação docente
Keywords in English : Digital competences;Mathematics teaching;Teacher education
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2024
Citation: VASCONCELOS, Sarah Pires Barreto de Souza. Análise das competências digitais de professores de matemática do ensino fundamental em um curso de formação docente. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará.
Abstract in Brazilian Portuguese: O surgimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a consolidação do meio digital provocaram mudanças significativas nas interações entre indivíduos e nos métodos de ensino e aprendizagem. No âmbito educacional, a integração das TDICs apresenta novas perspectivas e desafios para o trabalho pedagógico dos professores de matemática. Nesse sentido, é fundamental que esses docentes adquiram Competências digitais essenciais para explorar plenamente o potencial dessas tecnologias na melhoria e inovação da sua prática pedagógica. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar as respostas dos professores de matemática do ensino fundamental a partir da aplicação do European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu) em um Curso de Formação Continuada para docentes, com o objetivo de identificar a utilização das tecnologias por esses profissionais e se ela faz diferença no seu ensino. Foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa de carácter exploratório, em um curso de formação docente assíncrono, em que foram mapeados 1332 docentes de matemática do ensino fundamental. Foi iniciado o processo de coleta de dados com a aplicação de um questionário do perfil pessoal e profissional dos professores de matemática, em seguida foi empregado o segundo questionário, o DigCompEdu-Check-In. Após a realização do estudo, foi possível constatar, por meio dos dados obtidos, o perfil pessoal e profissional dos docentes de matemática. Observa-se também que, antes da aplicação do questionário do DigCompEdu, alguns professores se autoclassificaram no nível A2 – Explorador, e outros no nível B1 – Integrador. No entanto, ao final das questões, houve uma predominância no nível B1 – Integrador, enquanto os demais se encontravam no nível A2 – Explorador. E por fim, pode-se perceber que os docentes se enquadram realmente no nível de proficiência B1 – Integrador.
Abstract: The emergence of Digital Information and Communication Technologies (ICT) and the consolidation of the digital environment caused significant changes in interactions between individuals and in teaching and learning methods. In the educational sphere, the integration of ICT presents new perspectives and challenges for the pedagogical work of mathematics teachers. In this sense, it is essential that these teachers acquire essential digital skills to fully explore the potential of these technologies in improving and innovating their pedagogical practice. Therefore, the objective of this research is to analyze the responses of elementary school mathematics teachers based on the application of the European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu) in a Continuing Training Course for teachers, with the aim of identifying the use of technologies by these professionals and whether it makes a difference in their teaching. A quantitative and qualitative case study of an exploratory nature was carried out, in an asynchronous teacher training course, in which 1332 elementary school mathematics teachers were mapped. The data collection process began with the application of a questionnaire on the personal and professional profile of mathematics teachers, followed by the second questionnaire, the DigCompEdu-Check-In. After carrying out the study, it was possible to verify, through the data obtained, the personal and professional profile of mathematics teachers. It is also observed that, before applying the DigCompEdu questionnaire, some teachers classified themselves at level A2 – Explorer, and others at level B1 – Integrator. However, at the end of the questions, there was a predominance at level B1 – Integrator, while the others were at level A2 – Explorer. And finally, it can be seen that the teachers actually fit into the proficiency level B1 – Integrator.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77894
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2147556257243560
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2206483361634095
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_spbsvasconcelos.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.