Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77863
Tipo: Dissertação
Título : Mediação na ouvidoria unversitária: gestão de conflitos na Universidade Regional do Cariri.
Autor : Ferreira, Andersson Belém Alexandre
Tutor: Araújo, Adriana Castro
Palabras clave en portugués brasileño: Ouvidoria universitária;URCA;Institucionalização;Mediação de conflitos;Desburocratização.
Fecha de publicación : 2024
Citación : FERREIRA, Andersson Belém Alexandre. Mediação na ouvidoria unversitária: gestão de conflitos na Universidade Regional do Cariri. 2024. 207 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A Constituição Federal de 1988 valoriza o cidadão, garantindo-lhe ferramentas de participação popular, controle e resolução de conflitos. Nesse contexto, as ouvidorias universitárias representam mecanismos democráticos de exercício da cidadania, a partir da aproximação do cidadão-usuário à Administração Pública, promovendo a desburocratização e facilitando a gestão de demandas, através de novas formas resolução de conflitos, em especial, a mediação de conflitos. Para que a Ouvidoria Universitária possa desempenhar seu propósito público de atuar como um canal de interlocução e utilizar a mediação de conflitos, no âmbito conflituoso de uma Instituição de Ensino Superior, mostra-se relevante que o referido órgão possua mínima maturidade institucional. A partir da legislação pertinente e da análise dos relatórios de gestão dos anos de 2018 a 2022, esta pesquisa se propôs a avaliar como se encontra o nível de institucionalidade da Ouvidoria Universitária da Universidade Regional do Cariri-URCA, com vistas à utilização da mediação como formal consensual de resolução de conflitos. Para alcançar o objetivo geral, foram delimitados objetivos específicos, os quais são: 1) verificar o estado atual da ouvidoria da URCA, no que tange à estrutura, equipe e previsão institucional; 2) examinar a compatibilidade da mediação como ferramenta de resolução de conflitos pela ouvidoria da universidade; e 3) propor melhorias através de produto técnico no intuito de contribuir para institucionalização da Ouvidoria Universitária da URCA. A pesquisa possui abordagem qualitativa e, quanto aos fins, apresenta características de pesquisa descritiva e exploratória. Os dados foram interpretados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados levam à conclusão de que a mediação de conflitos se mostra compatível à simplicidade e desburocratização na Ouvidoria Universitária, fortalecendo o diálogo. Não obstante, o órgão ouvidor da URCA não está devidamente institucionalizado, vez que não possui regulamentação, estrutura e pessoal próprio, não existindo ainda critérios expressos da forma de nomeação do ouvidor titular, o que prejudica, no atual cenário, a implementação da mediação na Ouvidoria Universitária. Em função das reflexões, foi produzido Resumo Executivo com as principais sugestões de melhoria que precedem a utilização da mediação como forma de resolução de conflitos, de forma a colaborar com o órgão e a respectiva IES.
Abstract: The 1988 Federal Constitution values the citizen, guaranteeing them tools for popular participation, control, and conflict resolution. In this context, university ombudsmen represent democratic mechanisms for exercising citizenship by bringing the citizen-user closer to the Public Administration, promoting debureaucratization, and facilitating the management of demands through new forms of conflict resolution, particularly conflict mediation. However, for the University to fulfill its public purpose of acting as a channel of interlocution and using conflict mediation within the conflicting sphere of a Higher Education Institution, it is essential that this body has institutional maturity. Based on the relevant legislation and an analysis of management reports from 2018 to 2022, this research set out to assess the level of institutionality of the University Ombudsman at the Universidade Regional do Cariri-URCA, with a view to using mediation as a consensual form of conflict resolution. To achieve the general objective, specific objectives were defined, which are: 1) to verify the current state of URCA's ombudsman's office in terms of structure, staff, and institutional provision; 2) to examine the compatibility of mediation as a conflict resolution tool by the university ombudsman; and 3) to propose improvements through a technical product in order to contribute to the institutionalization of URCA's University Ombudsman. The research has a qualitative approach and, in terms of its aims, has the characteristics of descriptive and exploratory research. The data was interpreted using the content analysis technique. The results lead to the conclusion that conflict mediation is compatible with the simplicity and reduction of bureaucracy in the University Ombudsman's Office, strengthening dialogue. However, URCA's ombudsman is not properly institutionalized, as it does not have its own regulations, structure, and staff, and there are still no explicit criteria for the appointment of the head ombudsman, which hampers the implementation of mediation in the current University Ombudsman's Office. As a result of these reflections, an Executive Summary was produced with the main suggestions to precede the use of mediation as a means of resolving conflicts, in order to collaborate with the body and the respective HEI.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77863
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0039604194031745
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9105732661300720
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_abaferreira.pdf5,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.