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Type: Dissertação
Title: Avaliação das ações de inclusão digital implementadas pela UFC no contexto da pandemia de Covid-19 (2020 – 2021) com foco nos discentes em situação de vulnerabilidade social
Authors: Brito, Raquel Maria Gois
Advisor: Santiago, Eduardo Girão
Keywords in Brazilian Portuguese : Inclusão digital;Pandemia;Desigualdade social;Plano Pedagógico de Emergência;Discentes em situação de vulnerabilidade social
Keywords in English : Digital inclusion;Pandemic;Social inequality;Emergency Pedagogical Plan;Students in situations of social vulnerability
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2024
Citation: BRITO, Raquel Maria Gois. Avaliação das ações de inclusão digital implementadas pela UFC no contexto da pandemia de Covid-19 (2020 – 2021) com foco nos discentes em situação de vulnerabilidade social. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nas últimas décadas, as novas ferramentas tecnológicas têm transformado os diferentes níveis de interação da sociedade humana, revolucionando desde a forma como concretizamos atividades relacionadas a atividades básicas e essenciais à subsistência do ser humano até a forma de trabalho, educação e lazer. Neste cenário, a política pública de inclusão digital, no panorama brasileiro, surge como forma de garantir o acesso às modernas tecnologias de comunicação, trabalho e educação a uma parcela da população que, em face de diferenças socioeconômicas, por vezes de natureza histórica, restam excluídos da denominada sociedade digital, ficando impossibilitados de exercer seus direitos fundamentais no novo panorama social, econômico e cultural que emerge. Ademais, com o advento da pandemia de COVID-19, mormente no período de 2020 a 2021, a necessidade de participação do meio digital, bem como de utilização e domínio das tecnologias de informação contemporâneas, tornou-se ainda mais essencial na medida em que as atividades de natureza presencial foram suspensas por longos períodos, sendo o meio digital o único viável para a concretização de atividades sem o risco de potencial contágio pelo vírus em questão, principalmente, no âmbito acadêmico. Neste panorama, a Universidade Federal do Ceará (UFC), no período em questão, idealizou e implementou uma série de ações com o intuito de viabilizar a inclusão digital dos discentes em condição de vulnerabilidade social através do Plano Pedagógico de Emergência (PPE) e dos projetos nele previstos, objetivando garantir o direito fundamental à educação aos acadêmicos sujeitos das ações em comento. Dessa forma, o presente trabalho procura avaliar as ações em questão, seja do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo, enfatizando os múltiplos elementos que compõem o estudo quali-quantitativo em destaque, bem como os parâmetros para a avaliação qualitativa proposta, com ênfase na abordagem pós-construtivista de Raul Lejano (2012), e na perspectiva avaliativa da inclusão digital que permeia o trabalho de Mark Warschauer (2006). Dos resultados obtidos da pesquisa bibliográfica e dos questionários e entrevistas aplicados aos discentes beneficiados, bem como aos docentes, gestores e servidores públicos envolvidos no desenvolvimento das ações inclusivas, foi possível perceber de forma mais apurada o contexto da política pública em questão, assim como concluir que não basta o fornecimento de equipamentos e de acesso à internet para o alcance da inclusão digital adequada, sendo essencial a redução das desigualdade sociais como ferramenta para o alcance deste objetivo. Ademais, durante o trabalho, será feita a análise da umbilical relação entre a desigualdade social e econômica brasileira e o fenômeno da exclusão digital, bem como detalhar-se-á a evolução da política pública de inclusão digital no Brasil, destacando as principais fases elencadas pela literatura acadêmica, bem como os principais aspectos e ações que tiveram destaque em cada etapa de aprimoramento das ações inclusivas nacionais.
Abstract: In recent decades, new technological tools have transformed the various levels of human society's interaction, revolutionizing everything from the way we carry out activities related to basic and essential human survival to the way we work, educate, and entertain ourselves. In this scenario, the public policy of digital inclusion in the Brazilian context emerges as a means to ensure access to modern communication, work, and educational technologies for a portion of the population that, due to socio-economic differences, sometimes of historical nature, remains excluded from the so-called digital society, unable to exercise their fundamental rights in the emerging social, economic, and cultural landscape. Furthermore, with the advent of the COVID-19 pandemic, especially in the period from 2020 to 2021, the need for participation in the digital realm, as well as the use and mastery of contemporary information technologies, became even more essential as in-person activities were suspended for long periods. The digital medium became the only viable means for carrying out activities without the risk of potential virus transmission, particularly in the academic sphere. In this context, the Federal University of Ceará (UFC), during the mentioned period, conceived and implemented a series of actions with the aim of facilitating digital inclusion for socially vulnerable students through the Emergency Pedagogical Plan (PPE) and its related initiatives, aiming to ensure the fundamental right to education for the academic community subject to these actions. Thus, this work seeks to evaluate these actions, both quantitatively and qualitatively, emphasizing the multiple elements that make up the highlighted quali-quantitative study, as well as the parameters for the proposed qualitative evaluation, with an emphasis on Raul Lejano's post-constructivist approach (2012) and the evaluative perspective of digital inclusion that permeates Mark Warschauer's work (2006). From the results obtained from the bibliographic research, questionnaires, and interviews conducted with the benefited students, as well as with the teachers, administrators, and public servants involved in the development of inclusive actions, it was possible to perceive more accurately the context of the public policy in question. It was also concluded that merely providing equipment and internet access is not enough to achieve adequate digital inclusion. It is essential to reduce social inequalities as a tool to reach this goal. Furthermore, during the study, an analysis will be made of the close relationship between Brazilian social and economic inequality and the phenomenon of digital exclusion. It will also detail the evolution of public policy for digital inclusion in Brazil, highlighting the main phases outlined in academic literature, as well as the key aspects and actions that stood out in each stage of improving national inclusive efforts.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77841
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0440685784020884
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6492671109544154
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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