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Tipo: Dissertação
Título : Curte, comenta e compartilha: uma proposta de leitura responsiva por meio de textos veiculados nas redes sociais
Autor : Gomes, Karine Figueredo
Tutor: Zavam, Aurea Suely
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de leitura;Responsividade;Ambiente digital
Palabras clave en inglés: Reading education;Responsiveness;Digital environment
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Fecha de publicación : 2024
Citación : GOMES, Karine Figueredo. Curte, comenta e compartilha: uma proposta de leitura responsiva por meio de textos veiculados nas redes sociais. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Com o intuito de contribuir com a busca por novos paradigmas no ensino de leitura que estejam conectados às novas demandas sociais imersas no ambiente digital, esta pesquisa possui como objetivo principal aprimorar a competência comunicativa dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio e, consequentemente, desenvolver a responsividade leitora deles por meio da interação com textos veiculados nas redes sociais. Para isso, pretendemos utilizar gêneros discursivos que estão inseridos no ambiente digital e que abordem temáticas relevantes, atualmente, ao falarmos do uso responsável das redes sociais, como: fake news, discurso de ódio e cancelamento. Os aportes teóricos elencados para embasar cientificamente este estudo, realizado à luz da Linguística Aplicada (LA), são Bakhtin [Volochinov] ([1979]2006), com destaque na perspectiva dialógica da linguagem; além disso, recorreremos a Bakhtin ([1979]2003) e a Menegassi (2008) para abordar a temática da responsividade leitora. Para a abordagem referente ao contexto digital, pautamo-nos em Xavier (2023) e Paveau (2021). Já as questões relacionadas à leitura e ao desenvolvimento de leitores críticos, utilizaremos as contribuições de Solé (1998), Koch e Elias (2021) e Menegassi (2010). Assim, por conta do caráter interventivo deste trabalho, propomos, por meio da didatização desses conceitos e abordagens, uma disciplina eletiva, intitulada #Seliganarede, composta por uma ementa e um caderno pedagógico de apoio que auxiliará na condução dos encontros por meio de atividades de leitura organizadas a partir de gêneros discursivos veiculados em contexto digital. A fim de apresentar um esboço organizacional para a aplicação dessa intervenção pedagógica, optamos por distribuir os 20 encontros, de 2h/aula cada um, em quatro módulos temáticos: o 1º referente às discussões sobre Fake News; o 2º módulo sobre Discurso de ódio; o 3º módulo sobre Cancelamento; e o 4º módulo, denominado Protagonismo na rede, destinado às apresentações e produções realizadas pelos alunos de acordo com as relações dialógicas acontecidas durante a aplicação das atividades previstas para a disciplina eletiva. Os módulos temáticos 01, 02 e 03 possuem seções específicas que trabalham a construção de sentidos dos textos dispostos no contexto digital de acordo com cada temática, além disso, são propostas situações problemas em que os alunos serão convidados a refletir, se posicionar e apresentar uma suposta solução para cada situação vivenciada. Dessa forma, ao final dos encontros, pretende-se, assim como preconizam os documentos norteadores PCN, DCRC e BNCC, habilitar os estudantes para as práticas de leitura a partir das suas relações sociais, tornando-os leitores críticos, responsáveis e responsivos nos diversos ambientes comunicativos, quer sejam online ou não. A análise dos dados permite que sejam identificadas evoluções no posicionamento responsivo dos estudantes ao interagirem no ambiente digital, comprovando, dessa forma, que a utilização do espaço das redes sociais com o viés pedagógico é possível e necessário na atualidade.
Abstract: In order to contribute to the search for new paradigms in reading education that are connected to the new social demands immersed in the digital environment, this research aims to enhance the communicative competence of 1st-year high school students and consequently develop their reading responsiveness through interaction with texts circulated on social media. To achieve this, we intend to use discursive genres that are embedded in the digital environment and address relevant themes regarding the responsible use of social media, such as: fake news, hate speech, and cancel culture. The theoretical frameworks chosen to scientifically underpin this study, conducted in the field of Applied Linguistics (AL), include Bakhtin [Volochinov] ([1979]2006), emphasizing the dialogical perspective of language. Additionally, we will draw upon Bakhtin ([1979]2003) and Menegassi (2008) to address the theme of reading responsiveness. For the approach related to the digital context, we rely on Xavier (2023) and Paveau (2021). Regarding questions related to reading and the development of critical readers, we will utilize the contributions of Solé (1998), Koch and Elias (2021), and Menegassi (2010). Thereby, due to the interventionist nature of this work, we will propose, through the didacticization of these concepts and approaches, an elective course titled #seliganarede, composed of a syllabus and a pedagogical support handbook to assist in conducting sessions through reading activities organized around discursive genres circulated in a digital context. In order to present an organizational outline for the implementation of this pedagogical intervention, we have chosen to distribute the 20 sessions, each lasting 2 hours, into four thematic modules: the 1st module focusing on discussions about Fake News; the 2nd module on hate speech; the 3rd module on cancel culture; and the 4th module, named #Euprotagonista, dedicated to presentations and productions made by students based on dialogical relationships occurring during the application of activities planned for the elective course. Modules 01, 02, and 03 will have specific sections that work on the construction of meanings from texts within the digital context according to each theme, additionally, problem situations will be proposed in which students will be invited to reflect, take a position, and present a supposed solution to each experienced situation. So, at the end of the sessions, it is intended, as recommended by guiding documents such as PCN, DCRC, and BNCC, to enable students for reading practices based on their social relations, making them critical, responsible, and responsive readers in various communicative environments, whether online or offline. Data analysis allows for the identification of developments in students' responsive positioning as they interact in the digital environment, proving that the use of social media space with a pedagogical bias is possible and necessary nowadays.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77735
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/9657569171964474
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-1645-3330
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9339069550299151
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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