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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77732
Tipo: | Dissertação |
Título : | Contribuições do wordwall para inclusão escolar de adolescentes neurodivergentes: um estudo de caso em uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE |
Autor : | Lima, Marcos Antonio Rocha de |
Tutor: | Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
Palabras clave en portugués brasileño: | Jogo virtual;Educação física;Neurodivergente;Autismo |
Palabras clave en inglés: | Virtual game;Physical education;Neurodivergent;Autism |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | LIMA, Marcos Antonio Rocha de. Contribuições do wordwall para inclusão escolar de adolescentes neurodivergentes: um estudo de caso em uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE. 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Essa dissertação tem como objeto de pesquisa o desenvolvimento de um jogo digital virtual, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista 3 TEA. Assim, o objetivo geral foi desenvolver um jogo educacional a crianças neurodivergentes dos anos finais do ensino fundamental com o auxílio da plataforma WordWall. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que adotou como técnica de coleta de dados o design thinking com as seguintes etapas: imersão, ideação, análise, testagem e avaliação. Os sujeitos da pesquisa foram cinco estudantes com transtornos do espectro autista e três professores de uma escola municipal de Fortaleza, no período de agosto de 2023 a março de 2024. Os instrumentos de coleta de dados foram diário de campo e entrevista semiestruturada, além da observação participante. Na primeira etapa ocorreu a fase de planejamento das sessões didáticas, do desenvolvimento, testagem do protótipo e avaliação por parte dos sujeitos. Os resultados apontam que houve um aumento na motivação discente, envolvimento e interesse dos alunos autistas. Os professores ressaltam que o desenvolvimento de um jogo digital pode contribuir para o aumento da atenção, concentração e do raciocínio lógico de estudantes do ensino fundamental diagnosticados com TEA, desde que atendido as necessidades desse público alvo quanto a usabilidade adequada e que desconhecia o recurso. Como vantagens apontam a gratuidade, a facilidade de uso e adaptação, contudo requer melhorias como inclusão de avatares, textos e vídeos. Conclui-se que o Wordwall, como recurso didático apresenta uma lista de modelos de atividades interativas ou impressas, disponível para o professor criar as próprias atividades de acordo com o conteúdo estudado e os objetivos planejados, auxiliando as práticas pedagógicas da disciplina de Educação Física, possibilitando ao professor, mesmo que não tenha conhecimentos de linguagem de programação alcançar o interesse por parte dos alunos, incluindo-se os neurodivergentes. Sugere-se como trabalho futuro que a pesquisa seja ampliada para outras disciplinas e outros públicos como uma alternativa à inclusão escolar. |
Abstract: | This dissertation has as its research object the development of a virtual digital game, aimed at children with Autism Spectrum Disorder 3 ASD. Thus, the general objective was to develop an educational game for neurodivergent children in the final years of elementary school with the help of the WordWall platform. This is a qualitative, descriptive research that adopted design thinking as a data collection technique with the following steps: immersion, ideation, analysis, testing and evaluation. The research subjects were five students with autism spectrum disorders and three teachers from a municipal school in Fortaleza, from August 2023 to March 2024. The data collection instruments were a field diary and semi-structured interview, in addition to observation participant. In the first stage, the planning phase of the didactic sessions, development, testing of the prototype and evaluation by the subjects took place. The results indicate that there was an increase in student motivation, involvement and interest of autistic students. Teachers emphasize that the development of a digital game can contribute to increasing the attention, concentration and logical reasoning of elementary school students diagnosed with ASD, as long as the needs of this target audience regarding adequate usability and who are unaware of the resource are met. The advantages include being free, easy to use and adapt, however it requires improvements such as the inclusion of avatars, texts and videos. It is concluded that Wordwall, as a teaching resource, presents a list of models of interactive or printed activities, available for the teacher to create their own activities according to the content studied and the planned objectives, helping the pedagogical practices of the Physical Education discipline, enabling the teacher, even if he or she does not have knowledge of the programming language, to reach the interest of students, including neurodivergent ones. It is suggested as future work that the research be expanded to other disciplines and other audiences as an alternative to school inclusion. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77732 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/6760007444700739 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2024_dis_marlima.pdf | 18,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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