Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77605
Tipo: | TCC |
Título: | A inclusão de servidores públicos com deficiência: breve análise a partir da percepção de servidores com deficiência na Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Magalhães, Camilla Teixeira Holanda |
Orientador: | Guimarães, Elidihara Trigueiro |
Palavras-chave em português: | Inclusão;Pessoa com deficiência;Gestão da diversidade |
Palavras-chave em inglês: | Inclusion;People with disabilities;Diversity management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MAGALHÃES, Camilla Teixeira Holanda. A inclusão de servidores públicos com deficiência: breve análise a partir da percepção de servidores com deficiência na Universidade Federal do Ceará. 2022. 87 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) ainda é uma luta a ser conquistada e no âmbito profissional é ainda mais perceptível a necessidade de inclusão e equidade apesar de existirem leis com o objetivo de incluir as PCDs no mercado de trabalho. O objetivo geral do presente estudo analisou as percepções de servidores públicos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ademais, teve-se como objetivos específicos verificar as condições de inclusão e acessibilidade dos servidores PCD na UFC bem como se há discriminação e descrever as leis relativas aos PCDs. Os procedimentos metodológicos consistiram em coletar e avaliar, através da aplicação de um questionário com a concepção de 17 respondentes servidores públicos da UFC no campus Fortaleza acerca da inclusão na instituição. Para isso, utilizou-se como procedimentos metodológicos a abordagem como qualitativa, em relação aos objetivos da pesquisa como descritiva e referente aos procedimentos técnicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos foram que embora existem práticas de inclusão e acessibilidade dentro da instituição, é preciso aperfeiçoar, principalmente nos aspectos de barreiras físicas e ambientação além de melhorar as medidas preventivas relacionadas à discriminação. |
Abstract: | The inclusion of people with disabilities (PWDs) is still a struggle to be conquered and in the professional sphere, the need for inclusion and equity is even more noticeable, despite the fact that there are laws with the objective of including PWDs in the job market. The general objective of the present study analyzed the perceptions of public servants at the Federal University of Ceará (UFC). Besides, the specific objectives were to verify the conditions of inclusion and accessibility of PWD servers in the UFC as well as whether there is discrimination, describe the laws related to PWDs. The methodological procedures consisted of collecting and evaluating, through the application of a questionnaire with the conception of 17 respondents public servants of UFC on the Fortaleza campus about inclusion in the institution. For this, it was used as methodological procedures, the approach as qualitative, in relation to the research objectives as descriptive and referring to the technical procedures, a bibliographic research was carried out. The results obtained were that although there are practices of inclusion and accessibility within the institution, it is necessary to improve, mainly in the aspects of physical barriers and environment, in addition to improving preventive measures related to discrimination. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77605 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6238700904204513 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_cthmagalhães.pdf | 999,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.