Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77525
Tipo: | Dissertação |
Título : | Mecanismo de accountability nas Instituições de Ensino Superior: impactos no processo de formação do estudante do Curso de Administração |
Autor : | Oliveira, Sandy Naédia Lucas de |
Tutor: | Zientarski, Clarice |
Palabras clave en portugués brasileño: | Accountability educacional;Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);Formação discente |
Palabras clave en inglés: | Educational accountability;National Student Performance Exam (ENADE);Student training |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | OLIVEIRA, Sandy Naédia Lucas de. "Mecanismo de Accountability nas Instituições de Ensino Superior: impactos no processo de formação do estudante do Curso de Administração". 2024. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024 |
Resumen en portugués brasileño: | A dissertação, Mecanismo de Accountability nas Instituições de Ensino Superior: Impactos no Processo de Formação do Estudante do Curso de Administração, se materializa no estudo sobre como o mecanismo de accountability opera na Universidade, impactando o processo de formação do estudante do curso de Administração. Tal investigação ao centrar-se no mecanismo de accountability, no campo da educação superior, adota como lócus investigativo a Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição pública no Estado do Ceará. Como problema de pesquisa tem-se: a efetivação do mecanismo de accountability na Universidade tem impactado o processo de formação do estudante do curso de Administração? No que concerne aos objetivos específicos: a) Identificar as dimensões e elementos do mecanismo accountability, em especial no campo educacional; b) Examinar a razão de ser da Universidade e suas contradições na conjuntura neoliberal; c) Investigar as políticas de avaliação da educação superior, especificamente o Enade; d) Analisar os impactos do mecanismo de accountability sobre a formação no curso de administração. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico-dialético. Os dados foram obtidos por meio da revisão bibliográfica, provenientes de estudos realizados por outros pesquisadores, e da análise dos Relatórios de Curso de Administração do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022. Para a compreensão do objeto da pesquisa, a accountability é abordada em termos de sua tradução, conceitos, dimensões, repercussões e influências, utilizando como referências autores/pesquisadores como Mulgan (2000), Schedler (1999, 2004, 2015), Nardi e Schneider (2015), Menezes (2019, 2023), Afonso (2009, 2010, 2012, 2014, 2018), Pinho e Sacramento (2009), Campos (1990), Evangelista e Leher (2012) e O9Donnell (1998). O aporte teórico Marxiano-Marxista é embasado em pensadores como Kosik (1976), Marx (2011), Mészáros (2008), Antunes (2008) e Saviani (2016), dentre outros. No contexto da educação superior, são considerados Fávero (1994; 2000; 2006), Aragão (1968), Bianchetti e Magalhães (2015), Cunha (1980), Villanova (1948), Moreira (1960), Cambi (1999), Silva Jr. (2005), Paim (1982), e Teixeira (1998). Para o estudo sobre a avaliação (Enade), são utilizados os autores Lima (2007), Pereira (2008), Soares (2000), Verhine; Dantas; Soares (2006), Andrade (2011), Paiva (2008), Barreyro (2015), Sguissardi (2008) e Leite (2008), Garcia (2010), Leitão (2010), entre outros. Como resultados da pesquisa, conclui-se que a implementação do mecanismo de accountability na universidade tem um impacto significativo no processo de formação dos alunos do curso de Administração. Assim, embora as universidades possuam autonomia para desenvolver seus currículos e estabelecer planos de pesquisa e extensão, a análise revela que essa autonomia pode ser limitada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração e outros instrumentos, como, por exemplo, o Enade. Em relação às diretrizes, estabelecidas pela Resolução n.º 5 de 14 de outubro de 2021, elas apresentam uma natureza imperativa, indicando uma tentativa de regulação e normalização por parte do Estado. Além disso, o Enade torna-se um elemento suplementar de responsabilização, influenciando diretamente as práticas e estratégias adotadas pelas instituições de ensino superior. A complexa relação entre a autonomia das universidades, as normativas do Ministério da Educação e o processo de avaliação do Enade destaca a interação entre a liberdade institucional e o controle estatal. Os principais elementos do mecanismo de accountability identificados no ensino superior incluem informação, justificação e imposição/sanção. No âmbito acadêmico, esses elementos abrangem transparência, controle, divulgação de informações e responsabilização dos professores. Em relação ao perfil do egresso do curso de Administração, conclui-se que deve possuir competências vinculadas aos requisitos do mercado neoliberal, alinhadas, portanto, às diretrizes mercadológicas, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Enade. Outros aspectos da formação acadêmica são postos em segundo plano, ou até mesmo ignorados, como o científico e social. |
Abstract: | The dissertation, Accountability Mechanism in Higher Education Institutions: Impacts on the Training Process of Students on the Administration Course, materializes in the study of how the accountability mechanism operates at the University, impacting the training process of students on the Administration course. This investigation, focusing on the accountability mechanism in the field of higher education, adopts the Federal University of Ceará (UFC), a public institution in the State of Ceará, as its investigative locus. The research problem is: How has the implementation of the accountability mechanism at the University impacted the training process of Administration students? Regarding specific objectives: a) Identify the dimensions and elements of the accountability mechanism, especially in the educational field; b) Examine the University9s reason for being and its contradictions in the neoliberal situation; c) Investigate higher education assessment policies, specifically Enade; d) Analyze the impacts of the accountability mechanism on training in the administration course. The research is based on historical-dialectical materialism. The data were obtained through a bibliographical review, from studies carried out by other researchers, and the analysis of the Administration Course Reports of the National Student Performance Exam (Enade) of 2022. To understand the object of the research, accountability is approached in terms of its translation, concepts, dimensions, repercussions and influences, using as references authors/researchers such as Mulgan (2000), Schedler (1999, 2004, 2015), Nardi and Schneider (2015), Menezes (2019, 2023) , Afonso (2009, 2010, 2012, 2014, 2018), Pinho and Sacramento (2009), Campos (1990), Evangelista and Leher (2012) and O'Donnell (1998). The Marxian-Marxist theoretical contribution is based on thinkers such as Kosik (1976), Marx (2011), Mészáros (2008), Antunes (2008) and Saviani (2016), among others. In the context of higher education, Fávero (1994; 2000; 2006), Aragão (1968), Bianchetti and Magalhães (2015), Cunha (1980), Villanova (1948), Moreira (1960), Cambi (1999), Silva Jr. (2005), Paim (1982), and Teixeira (1998). For the study on evaluation (Enade), the authors Lima (2007), Pereira (2008), Soares (2000), Verhine; Dantas; Soares (2006), Andrade (2011), Paiva (2008), Barreyro (2015), Sguissardi (2008) and Leite (2008), Garcia (2010), Leitão (2010), among others. As a result of the research, it is concluded that the implementation of the accountability mechanism at the university has a significant impact on the training process of Administration course students. Thus, although universities have autonomy to develop their curricula and establish research and extension plans, the analysis reveals that this autonomy may be limited by the National Curricular Guidelines for the Undergraduate Course in Administration and other instruments, such as, for example, Enade. In relation to the guidelines, established by Resolution No. 5 of October 14, 2021, they are imperative in nature, indicating an attempt at regulation and normalization by the State. Furthermore, Enade becomes a supplementary element of accountability, directly influencing the practices and strategies adopted by higher education institutions. The complex relationship between the autonomy of universities, the regulations of the Ministry of Education and the Enade evaluation process highlights the interaction between institutional freedom and state control. The main elements of the accountability mechanism identified in higher education include information, justification and imposition/sanction. In the academic sphere, these elements include transparency, control, dissemination of information and accountability of teachers. In relation to the profile of graduates from the Administration course, it is concluded that they must have skills linked to the requirements of the neoliberal market, therefore aligned with marketing guidelines, as provided for in the National Curricular Guidelines and Enade. Other aspects of academic training are placed in the background, or even ignored, such as scientific and social aspects. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77525 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0002-0433-7810 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9734784760305782 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-8453-5429 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4673553941111789 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_snloliveira.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.