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Type: Dissertação
Title: Matemática e deficiência visual: o que nos informam as pesquisas realizadas em revistas especializadas com crianças até sete anos de idade entre 2019 e 2023?
Authors: Xavier, Ana Cláudia de Araújo
Advisor: Brandão, Jorge Carvalho
Keywords in Brazilian Portuguese : Deficiência visual;Matemática;Educação infantil
Keywords in English : Visual impairment;Mathematics;Child education
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2024
Citation: XAVIER, Ana Cláudia de Araújo. Matemática e deficiência visual: o que nos informam as pesquisas realizadas em revistas especializadas com crianças até sete anos de idade entre 2019 e 2023?. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024
Abstract in Brazilian Portuguese: Como ensinar matemática para pessoas com deficiência visual? Como estão se desenvolvendo pesquisas neste campo do saber? E, em se tratando de crianças cegas, quais estratégias são indicadas nas pesquisas mais recentes. Visando responder esses questionamentos, o objetivo geral desse estudo é analisar nas publicações que envolvem a deficiência visual e a matemática em revistas direcionadas para a educação de pessoas com deficiência, a saber: Revista Benjamin Constant (especializada na área de deficiência visual), a Revista Brasileira de Educação Especial e a Revista Educação Especial, entre os anos de 2019 e 2023. O motivo da escolha das duas últimas foi o fato de serem Qualis A (2017-2020). Portanto, para a realização desse estudo, utilizamos como referência os autores Pereira e Saraiva (2017) para tratarmos sobre o processo histórico da pessoa com deficiência na humanidade; utilizamos a legislação vigente direcionada à educação inclusiva, a partir do primeiro momento em que ela é sugerida na Declaração de Salamanca (1994); e as pesquisas de Brandão (2006, 2010 e 2011) e Magalhães (2015 e 2019) sobre a aprendizagem de matemática por alunos com deficiência visual. Este estudo foi realizado a partir de publicações divulgadas nas três revistas acima mencionadas. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica, e os dados coletados foram analisados seguindo as fases de Análise de conteúdo de Bardin (2016). Foram encontradas 05 (cinco) publicações que contemplavam as palavras-chave utilizadas nas buscas, matemática e deficiência visual, e, Educação Infantil. Nestas publicações observou-se que a maioria está direcionada para o ensino específico dos conteúdos matemáticos para alunos com deficiência visual, enquanto as demais estão voltadas para como estes sujeitos adquirem noções matemáticas. Ao nos depararmos com o total de publicações que envolvem as palavras chaves desta pesquisa, percebemos a quantidade pequena de estudos realizados com alunos com deficiência visual, demonstrando que existe uma real necessidade de ampliar as pesquisas voltadas para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – anos iniciais.
Abstract: In the first moments of human history, there were behaviors aimed at the inclusion and exclusion of the disabled, as they still occur today, although in a mild way. According to Silva (1987), the reason for talking about people with disabilities today is not only to make visible what happened in the past, but also to register what happens in the present, all the movement that contemporary society performs in the sense of contributing for a dignified and competent life of these subjects. The general objective of this study is to analyze, in publications that involve visual impairment and mathematics in Early Childhood Education and Elementary School - initial years, their contributions to the process of teaching and learning mathematics. Therefore, to carry out this study, we used Silva (1987) and the authors Pereira and Saraiva (2017) as a reference to deal with the historical process of people with disabilities in humanity; we used the current legislation aimed at inclusive education, from the first moment it is suggested in the Salamanca Declaration (1994); and research by Brandão (2006, 2010 and 2011) and Magalhães (2015) on mathematics learning by visually impaired students. This study was carried out from publications published in the annals of the two largest events promoted by the Brazilian Society of Mathematics Education - SBEM, the National Meeting of Mathematics Education - ENEM and the International Seminar on Research in Mathematics Education - SIPEM, in addition to two magazines directed for the education of people with disabilities, the Revista Brasileira de Educação Especial and the Revista Educação Especial, between the years 2019 and 2023. The methodology chosen was bibliographical research, and the collected data were analyzed following the Content Analysis phases of Bardin (2016). Only five publications were found that contemplated the keywords used in the searches, mathematics and visual impairment, and, Early Childhood Education and/or Elementary Education. In these publications, it was observed that the majority are directed to the specific teaching of mathematical contents for students with visual impairment, while the others are focused on how these subjects acquire mathematical notions. When faced with the total number of publications involving the keywords of this research, we noticed the small number of studies carried out with students with visual impairment, demonstrating that there is a real need to expand research aimed at the stages of Early Childhood Education and Elementary School – early years.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77515
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2206483361634095
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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