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Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta dos recursos metadiscursivos em sequência narrativa produzida por alunos do Povo Pitaguary: um reavivamento da memória
Título em inglês: A proposal of metadiscursive resources in a narrative sequence produced by students of the Pitaguary People: a revival of memory
Autor(es): Vidal, Beatriz Barroso Lima
Orientador: Santos, Sâmia Araújo dos
Palavras-chave em português: Metadiscurso;Lenda;Pitaguary;Produção textual
Palavras-chave em inglês: Metadiscourse;Legend;Pitaguary people;Writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: VIDAL, Beatriz Barroso Lima. Uma proposta dos recursos metadiscursivos em sequência narrativa produzida por alunos do Povo Pitaguary: um reavivamento da memória. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A preservação de uma cultura indígena é importante e significa a perpetuação da história de um povo, por isso, unindo o universo acadêmico com o meio escolar, decidimos continuar os estudos sobre o metadiscurso, na perspectiva de Hyland (2005) e de Santos (2011), aliados à concepção de referenciação de Cavalcante et al (2022), ao ponto de vista de Rabatel (2016) e à teoria das sequências textuais de Adam (2019); estes conceitos ancorados na Linguística Textual. Nosso objetivo é observar como os alunos indígenas do povo Pitaguary se posicionam e se engajam, enquanto tendo sua identidade reconhecidamente indígena, textualmente num discurso por meio de produções escritas por eles de lendas da cultura oral local. A pesquisa tem como metodologia a pesquisa-ação (Thiollent, 1986) aplicada em uma turma de 8º ano dos anos finais do ensino fundamental, levando ainda em conta todos os alunos que participaram de todos os momentos das oficinas propostas. Com isso, tivemos um corpus formado por 8 (oito) lendas, nas quais podemos verificar a ocorrência de diversos recursos metadiscursivos e elementos que compõem a referenciação, permitindo-nos concluir que o gênero lenda, por ser majoritariamente composto por sequência narrativa, propicia a incidência de microcategorias do engajamento e posicionamento, além de deixar para a comunidade do povo Pitaguary um registro escrito de suas histórias, que por muitas vezes só existem na oralidade, de modo a fortalecer e reavivar aquilo que é tido como místico e sagrado na cultura de uma comunidade indígena: as lendas que compõem sua história.
Abstract: Preserving an indigenous culture is important and it means the perpetuation of a people’s history. Based on this idea, through the union of the academic universe and the middle school environment, we developed our studies on metadiscourse from the perspective of Hyland (2005), Santos (2011), allied to the conception of referencing by Cavalcante _et al_ (2022), the viewpoint of Rabatel (2016) and the theory of textual sequences proposed by Adam (2019); all these concepts are anchored in Text Linguistics. Our aim is to observe how the Pitaguary indigenous students position and engage themselves, while having their indigenous identity, discursively through their written productions of legends from the local oral culture. The line of approach followed in this work was the action research methodology (Thiollent, 1986), that was applied to an 8th grade class in the final years of middle school, but only the students who took part in all the proposed workshops were taken into account. This way, we collected a _corpus_ of 8 legends, in which we can verify the occurrence of various metadiscursive resources and elements that compose referencing, allowing us to conclude that the legend genre, being mostly composed of narrative sequence, provides the incidence of microcategories of engagement and positioning. In addition, this work gives to Pitaguary community a written compilation of their stories, which often only exist oraly. This is very important, because it strengthens and revives what is considered mystical and sacred in the culture of an indigenous community: the legends that make up their history.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77339
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5687650398957042
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6115-7285
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2542859950100750
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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