Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77334
Tipo: Dissertação
Título : Análise da política pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estudante Ana Beatriz Macedo Tavares Marques em Maracanaú-CE: impactos na vida dos alunos
Autor : Mendonça, Josylene Fagundes
Tutor: Porto, Marcio de Souza
Palabras clave en portugués brasileño: EJA;Educação;Impactos;Políticas públicas;Educação de jovens e adultos
Palabras clave en inglés: EJA;Education;Impacts;Public policy
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : MENDONÇA, Josylene Fagundes. Análise da política pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estudante Ana Beatriz Macedo Tavares Marques em Maracanaú-CE: impactos na vida dos alunos. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A política pública de Educação de Jovens e Adultos tem o objetivo de oportunizar às pessoas que não tiveram o acesso à educação regular na idade certa, tenham a oportunidade de concluir seus estudos em um tempo menor e com metodologias adaptadas às necessidades do estudante adulto. Pelo fato de ter a capacidade de mudar o panorama de vida das pessoas, despertou-se o interesse de pesquisar mais sobre os impactos que essa política promove nos estudantes. O problema central a ser abordado neste estudo é: Como a política pública da EJA, em Maracanaú CE, está sendo implementada? Quais são os impactos dessa implementação na vida dos alunos, considerando o acesso à educação, o desempenho acadêmico e a empregabilidade na escola palco da pesquisa? E Como a perspectiva desses atores podem influenciar positivamente na eficácia dessa política pública? Essa dissertação tem como metodologia a concepção avaliativa, conforme Lejano (2012) que defende uma análise completa que considera as diversas perspectivas que emergem da dimensão da experiência e do entendimento, para atribuir componentes no exercício da análise e avaliação de políticas públicas, especificamente, a avaliação em profundidade preconizada por Rodrigues (2008) e Rodrigues (2016) se utiliza de uma pesquisa de campo como forma de se deter de forma ampla e profunda no contexto sócio histórico e cultural de uma política de EJA. Para tal finalidade, utilizou-se a técnica de análise, objetivando escutar os quatro principais atores presentes dentro do contexto da EJA. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a política pública da EJA na Escola Municipal Estudante Ana Beatriz Macedo Tavares Marques, localizada no município de Maracanaú-CE. Já os objetivos específicos são: (1) aferir os impactos da EJA na vida dos alunos; (2) analisar como a participação na EJA afeta a empregabilidade, oportunidades profissionais e qualidade de vida dos alunos; (3) investigar a perspectiva dos alunos, professores, famílias e do núcleo gestor da escola sobre a implementação da política pública da EJA na unidade escolar analisada. Desta forma, ao analisar a política pública da EJA na escola pesquisada, concluiu-se um importante aspecto: há uma visão congruente entre os quatro públicos estudados. Todos entendem que a EJA traz resultados favoráveis na vida dos alunos. Logo, a EJA se perfaz como uma ferramenta de grande valia para o desenvolvimento da sociedade, pois visa atenuar a ausência do Estado no papel executor do direito de todos à educação justa e igualitária.
Abstract: The public policy on Youth and Adult Education aims to provide opportunities for people who did not have access to regular education at the correct age to complete their studies in a shorter time and with methodologies adapted to the needs of adult students. Due to its ability to change people's lives, there was an interest in researching more about the impacts that this policy has on the lives of the people it serves. The central problem to be addressed in this study is: How the EJA public policy in Maracanaú-CE is being implemented and what are the impacts of this implementation on the lives of students, considering access to education, academic performance and employability at the stage school of research? Furthermore, how can the perspective of these actors positively influence the effectiveness of this public policy? This dissertation has as its methodology the evaluative perspective according to Lejano (2012) who defends a complete analysis where considering the different perspectives that emerge from the dimension of experience and understanding, to attribute components in the exercise of analysis and evaluation of public policies, specifically the evaluation in depth advocated by Rodrigues (2008) and Rodrigues (2016) who uses field research as a way of delving broadly and deeply into the socio, historical and cultural context of a policy, in this research the EJA policy. To do this, we used the analysis technique, aiming to uncover the four main actors present within the context of EJA. The general objective of this dissertation is to analyze the public policy of EJA at the Ana Beatriz Macedo Tavares Marques Municipal Student School located in the municipality of Maracanaú. The specific objectives are: (1) to assess the impacts of EJA on students’ lives; (2) analyze how participation in EJA affects students' employability, professional opportunities and quality of life; (3) investigate the perspective of students, teachers, families and the school management nucleus on the implementation of the EJA public policy in the analyzed school unit. It was possible to analyze EJA's public policy at EMEF Student Ana Beatriz Macedo Tavares Marques and an important aspect was concluded; there is a congruent vision between the four audiences studied. Everyone understands that EJA brings favorable results in the lives of students. EJA is a highly valuable tool for the development of society, as it aims to alleviate the absence of the State in the role of executing everyone's right to fair and equal education.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77334
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5215312377193083
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9162337091847651
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_jfmendonca.pdf859,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.