Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77301
Type: Dissertação
Title: Avaliação de políticas públicas educacionais: um estudo sobre a exclusão escolar no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Maracanaú - CEJAM
Authors: Tamiarana, Antônia Erisdalva Cavalcante
Advisor: Porto, Márcio de Souza
Keywords in Brazilian Portuguese : Avaliação de políticas públicas Educacionais;EJA;Exclusão - Evasão escolar;Educação de jovens e adultos
Keywords in English : Evaluation of public educational policies;EJA;School Exclusion - Evasion
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2024
Citation: Tamiarana, Antônia Erisdalva Cavalcante. Avaliação de políticas públicas educacionais: um estudo sobre a exclusão escolar no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Maracanaú - CEJAM. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo investigou a relação entre o fenômeno da exclusão escolar e a modalidade EJA, no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Maracanaú – CEJAM. Teve como problema central da pesquisa: Por que a Educação de Jovens e Adultos enfrenta de forma mais intensificada a exclusão escolar, apesar do direito a educação, independentemente da idade está assegurada na Constituição Federal de 1988 e na LDB? Assim, o estudo fundamentou-se em teóricos como Arroyo (2001, 2006, 2011); Di Pierro (2004, 2005, 2023); Freire (1967, 1979, 187, 1996); Haddad (2007) e Rodrigues (2008). O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a experiência do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Maracanaú – CEJAM, analisando a relação entre o fenômeno da exclusão escolar e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho investigativo, exploratório, bibliográfico e documental, agregada por dados quantitativos, caracterizada como uma pesquisa de campo, no âmbito do CEJAM de Maracanaú, tendo como sujeitos participantes do estudo, 2 membros do núcleo gestor, 9 professores e 16 alunos, em virtude da participação no processo de elaboração da proposta em foco. Concernente à proposta de avaliação, optou-se pela perspectiva contra hegemônica da Avaliação em Profundidade (RODRIGUES, 2008). Como instrumento de coleta, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e questionários. Ademais, foram analisados documentos relacionados a legislação que norteia as ações da EJA. Os dados da pesquisa e dos questionários foram organizados em tópicos, a partir da relação dos aspectos que envolvem a temática e as falas dos sujeitos, com base na Análise de Conteúdo e na Avaliação em Profundidade. Em síntese, os resultados apontam que a cobertura da modalidade EJA pelo poder público sempre esteve aquém das reais necessidades, esse quadro tem-se agravado recentemente, com o encolhimento do número de matrículas e o fechamento de escolas que oferecem cursos de EJA, como também relata e denuncia esta pesquisa; bem como para os fatores externos, como as questões, sociais, culturais ou econômicas, como as principais causas que continuam a impelir os alunos à exclusão escolar.
Abstract: The present study investigated the relationship between the phenomenon of school exclusion and the EJA modality, at the Youth and Adult Education Center of Maracanaú – CEJAM. The central problem of the research was: Education, a right of all and a duty of the State, aimed at those who did not have access to or continued studies in primary and secondary education at the appropriate age, needs to be analyzed and evaluated as Public Policies. The study was based on theorists such as Arroyo (2001, 2006, 2011); Di Pierro (2004, 2005, 2023); Freire (1967, 1979, 187, 1996); Haddad (2007) and Rodrigues (2008). The general objective of this research is to evaluate the experience of the Maracanaú Youth and Adult Education Center – CEJAM, analyzing the relationship between the phenomenon of school exclusion and the Youth and Adult Education modality. This was a research with a qualitative approach, of an investigative, exploratory, bibliographic and documentary nature, aggregated by quantitative data, characterized as a field research, within the scope of CEJAM de Maracanaú, having as subjects participating in the study, 2 members of the nucleus manager, 9 teachers and 16 students, due to their participation in the process of preparing the proposed proposal. Concerning the evaluation proposal, we opted for the counter-hegemonic perspective of In-Depth Evaluation (RODRIGUES, 2008. As a collection instrument, semi-structured interviews and questionnaires were used. Furthermore, documents related to the legislation that guides EJA's actions were analyzed. The data from the research and questionnaires were organized into topics, based on the list of aspects involving the theme and the subjects' statements, based on Content Analysis and In-Depth Assessment. In summary, the results indicate that the coverage. The EJA modality by public authorities has always been below the real needs, this situation has worsened recently, with the shrinking number of enrollments and the closure of schools that offer EJA courses, as this research also reports and denounces; external factors, such as social, cultural or economic issues, are the main causes that continue to drive students to school exclusion.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77301
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4775446454526706
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9162337091847651
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_aectamiarana.pdfdissertação1,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.