Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77242
Tipo: | Tese |
Título : | A carnavalização no contexto escolar: reflexões e refrações suscitadas a partir da aplicação do plano de trabalho docente |
Autor : | Paes, Francisco Cleyton de Oliveira |
Tutor: | Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
Palabras clave en portugués brasileño: | Teoria Dialógica do Discurso;Multiletramentos;Carnavalização;Riso;Plano de Trabalho Docente |
Palabras clave en inglés: | Dialogic Discourse Theory;Multiliteracies;Carnavalization;Laughter;Teaching Work Plan |
Palabras clave en español: | Théorie du discours dialogique;Multilittératie;Carnavalisation;Rire;Plan de travail pédagogique |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | PAES, Francisco Cleyton de Oliveira. A carnavalização no contexto escolar: reflexões e refrações suscitadas a partir da aplicação do plano de trabalho docente. 2024. 283 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa objetiva analisar os efeitos de sentidos provocados pelas reflexões e refrações de alunos do 2º ano do ensino médio, suscitadas pelo Plano de Trabalho Docente, em prol do desenvolvimento de sujeitos com postura carnavalizada, levando em conta a noção de carnavalização, cunhada por Bakhtin. Para tanto, aplicamos o Plano de Trabalho Docente (PTD), como instrumento para a construção e o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, em favor do aperfeiçoamento do seu letramento. Além do conjunto de atividades aplicadas, solicitamos, ao final, a produção de um meme carnavalizado. O corpus de análise desta tese é composto pelas respostas apresentadas nas atividades do Plano, pela produção dos memes e por uma autoavaliação realizada pelos estudantes sobre o seu processo de aprendizagem. Em relação ao referencial teórico e para dar suporte à análise dos dados gerados, recorremos à noção de carnavalização (Bakhtin, 1996; 2010); também procuramos entender como o riso funciona na sociedade e, para isso, recorremos a Bakhtin (1996, 2010), a Minois (2003) e Terry Eagleton (2020); além disso, valemo-nos também de algumas noções da Teoria Dialógica do Discurso: enunciado concreto, gêneros do discurso, axiologia e responsividade (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2017). E, por fim, adotamos ainda a perspectiva dos Multiletramentos (Rojo; Moura, 2019; Rojo; Barbosa, 2015). Ao longo do desenvolvimento do PTD, notamos que os estudantes foram aperfeiçoando seu pensamento crítico-reflexivo, a ponto de conseguirem analisar os esquetes com conteúdo humorístico e carnavalizado, sendo ainda capazes de mobilizar uma linguagem carnavalizada na produção dos memes por eles construídos. Logo, como os sujeitos foram aperfeiçoando sua condição de letramento, a partir da vivência nas aulas, notamos ao final uma mudança de postura como resultado dessa transformação. |
Abstract: | This research aims to analyze the effects of meanings provoked by the reflections and refractions of 2nd year high school students, prompted by the Teaching Work Plan, in favor of the development of subjects with a carnivalized posture, taking into account the notion of carnivalization, coined by Bakhtin. To this end, we applied the Teaching Work Plan (PTD) as an instrument for building and developing students' learning in order to improve their literacy. In addition to the set of activities applied, at the end we asked them to produce a carnivalized meme. The corpus of analysis in this thesis is made up of the answers given in the Plan's activities, the production of the memes and a self-assessment made by the students about their learning process. With regard to the theoretical framework and to support the analysis of the data generated, we used the notion of carnivalization (Bakhtin, 1996; 2010); we also tried to understand how laughter works in society and, for this, we used Bakhtin (1996, 2010), Minois (2003) and Terry Eagleton (2020); in addition, we used some notions from Dialogical Discourse Theory: concrete utterance, genres of discourse, axiology and responsiveness (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2017). Finally, we also adopted the perspective of Multiliteracies (Rojo; Moura, 2019; Rojo; Barbosa, 2015). Throughout the development of the PTD, we noticed that the students were improving their critical-reflective thinking, to the point where they were able to analyse the sketches with humorous and carnivalized content and were also able to mobilize carnivalized language in the production of the memes they constructed. Therefore, as the subjects improved their literacy skills as a result of their experience in the classes, we noticed a change in attitude as a result of this transformation. |
Resumen en español: | Cette recherche vise à analyser les effets de sens provoqués par les réflexions et les réfractions d'élèves de 2e année du secondaire, suscitées par le Plan de travail pédagogique, en faveur du développement de sujets avec une attitude carnavalesque, en tenant compte de la notion de carnavalisation inventée par Bakhtine. À cette fin, nous avons appliqué le plan de travail pédagogique (PTD) en tant qu'instrument de construction et de développement de l'apprentissage des élèves, en vue d'améliorer leur alphabétisation. En plus de l'ensemble des activités appliquées, nous leur avons demandé à la fin de produire un mème carnivalisé. Le corpus d'analyse de cette thèse est constitué des réponses données dans les activités du Plan, de la production des mèmes et d'une auto-évaluation faite par les élèves sur leur processus d'apprentissage. En ce qui concerne le cadre théorique et pour soutenir l'analyse des données générées, nous avons utilisé la notion de carnavalisation (Bakhtin, 1996; 2010); nous avons également essayé de comprendre comment le rire fonctionne dans la société et, à cette fin, nous avons utilisé Bakhtin (1996, 2010), Minois (2003) et Terry Eagleton (2020); en outre, nous avons utilisé certaines notions de la Théorie du Discours Dialogique : L'énoncé concret, les genres de discours, l'axiologie et la réactivité (Bakhtin, 2016 ; Volóchinov, 2017). Enfin, nous avons également adopté la perspective de Multilittératie (Rojo; Moura, 2019; Rojo; Barbosa, 2015). Tout au long du développement du PTD, nous avons remarqué que les étudiants amélioraient leur pensée critique-réflexive, au point d'être capables d'analyser les sketches au contenu humoristique et carnavalesque, et qu'ils étaient également capables de mobiliser le langage carnavalesque dans la production des mèmes qu'ils construisaient. Par conséquent, alors que les sujets ont amélioré leurs compétences en lecture et en écriture grâce à leur expérience dans les cours, nous avons finalement constaté un changement dans leurs attitudes à la suite de cette transformation. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77242 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0001-9868-2940 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/4192107033739605 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-5128-8089 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8949168170307834 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tese_fcopaes.pdf | 8,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.