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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77176
Tipo: | Dissertação |
Título : | O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais e a Cultura de Paz em escolas de territórios do Pacto por um Ceará Pacífico - Fortaleza (CE) |
Autor : | Freitas, Anna Cecília Cavalcante |
Tutor: | Braga, Adriana Eufrásio |
Palabras clave en portugués brasileño: | Cultura de Paz;Escola;NTPPS |
Palabras clave en inglés: | Culture of Peace;School |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | FREITAS, Anna Cecília Cavalcante. O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais e a Cultura de Paz em escolas de territórios do Pacto por um Ceará Pacífico - Fortaleza (CE). 2024. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objeto de estudo o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), com objetivo de investigar as suas contribuições para a construção da Cultura de Paz no âmbito escolar e, mais especificamente, em duas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da rede estadual de ensino do Ceará, situadas em territórios atendidos pelo Pacto por um Ceará Pacífico. Para tanto, o estudo se dividiu em dois momentos. No primeiro, realizou-se uma análise de conteúdo de alguns Planos de Aula do NTPPS, com o intuito de identificar temáticas e metodologias relacionadas à Cultura de Paz que estes inserem no currículo do ensino médio. O segundo consistiu em um estudo de caso nas referidas escolas, tendo como participantes estudantes/as e professores/as de NTPPS da 1ª série, bem como representantes do corpo docente e dos núcleos gestores das unidades de ensino. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas observações de atividades escolares, questionários e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos mencionados, as quais foram analisadas por meio de redução fenomenológica. A análise dos planos de aula evidenciou que, na dimensão do currículo escolar, o NTPPS insere temáticas e metodologias concernentes com a Educação para a Paz, porém, as reflexões propostas nas aulas se restringem ao micromeio da escola, não havendo espaço para estudar e refletir sobre questões sociais e políticas, numa perspectiva mais macro de sociedade. A pesquisa de campo revelou que a unidade curricular tende a ser bem aceita pela maioria dos/as estudantes e que as atividades contribuem com a Cultura de Paz na medida em que favorecem as interações interpessoais, a promoção do diálogo, o respeito às diversidades, o processo de autoconhecimento e autorrealização de professores/as e estudantes. Contudo, os resultados também mostraram que uma quantidade significativa de alunos/as não se beneficia de todo o potencial de desenvolvimento que o NTPPS pode proporcionar, bem como que a formação docente tem sido insuficiente para apoiar e orientar os/as professores/as que estão conduzindo a proposta em sala de aula. Este estudo baseia-se nas contribuições de Konzen (2019), Gadotti (2009), Abed (2014), Demo (2006), Freire e Shor (1986), bem como de Jares (2002), Milani (2003) e Rabbani (2003). |
Abstract: | This work focuses on the study of the Center of Work, Research, and Social Practices (NTPPS), aiming to investigate its contributions to the construction of a Culture of Peace within the school environment, specifically in two Full-Time High Schools within the state education network of Ceará, located in areas served by the Pacto por um Ceará Pacífico (Pact for a Peaceful Ceará) program. For this purpose, the study was divided into two moments. In the first, a content analysis of some Lesson Plans of NTPPS was conducted to identify themes and methodologies related to the Culture of Peace that are integrated into the high school curriculum. The second consisted of a case study in the mentioned schools, with students and teachers as participants from the NTPPS of the 1st grade, as well as representatives from the teaching staff and management staff of the educational units. Data collection techniques included observations of school activities, questionnaires, and semi-structured interviews with the mentioned subjects, analyzed through phenomenological reduction. The analysis of lesson plans revealed that, within the school curriculum dimension, NTPPS incorporates themes and methodologies related to Peace Education. However, the reflections proposed in the classes are confined to the microenvironment of the school, with no space for studying and reflecting on social and political issues from a broader societal perspective. The field research showed that the curriculum tends to be well-received by the majority of students, and the activities contribute to the Culture of Peace by fostering interpersonal interactions, promoting dialogue, respecting diversities, and supporting the self-awareness and self-realization process of teachers and students. However, the results also indicated that a significant number of students do not fully benefit from the potential of development that NTPPS can provide, and teacher training has been insufficient to support and guide teachers who are implementing the proposal in the classroom. This study is based on the contributions of Konzen (2019), Gadotti (2009), Abed (2014), Demo (2006), Freire and Shor (1986), as well as Jares (2002), Milani (2003), and Rabbani (2003). |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77176 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8042943225979510 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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