Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77170
Type: Dissertação
Title: A sabedoria socrática no ensino de filosofia
Title in English: Socratic wisdom in teaching philosophy
Authors: Souza, Francisco Jackson de Freitas
Advisor: Almeida, José Carlos Silva de
Keywords in Brazilian Portuguese : Sócrates;Educação;Método;Filosofia - Estudo e ensino
Keywords in English : Education;Method;Philosophy;Teaching
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Issue Date: 2024
Citation: SOUZA, Francisco Jackson de Freitas. A sabedoria socrática no ensino de filosofia. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar a sabedoria de Sócrates e suas possíveis contribuições para a educação no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, sobretudo para o ensino de filosofia. A partir da reflexão de certas práticas utilizadas por Sócrates como a “ironia” e a “maiêutica”, buscamos avaliar como essas posturas podem ser úteis em sala de aula e como elas podem fomentar um ambiente escolar capaz de produzir um ensino-aprendizagem onde os alunos possam se tornar cada vez mais ativos e protagonistas na construção do próprio saber. Assim, o objetivo é aumentar o envolvimento dos alunos com a filosofia, no qual eles possam perceber um ensino capaz de despertar a consciência da própria realidade, seja essa realidade social, econômica, emocional, psicológica etc., e vivenciar uma filosofia prática. O público-alvo são os(as) estudantes do Ensino Médio, o que não quer dizer que as atividades, reflexões e conclusões desta pesquisa não possam ser utilizadas em outros níveis educacionais.
Abstract: The objective of this research is to understand and analyze the wisdom of Socrates and his possible contributions to education with regard to the teaching-learning process, especially for the teaching of philosophy. From the reflection of certain practices used by Socrates such as “irony” and “maieutics”, we seek to evaluate how these postures can be useful in the classroom and how they can foster a school environment capable of producing teaching-learning where students can become increasingly active and protagonists in the construction of their own knowledge. Thus, the objective is to increase students' involvement with philosophy, in which they can perceive teaching capable of awakening awareness of their own reality, be it social, economic, emotional, psychological, etc., and experience a practical philosophy. The target audience is high school students, which does not mean that the activities, reflections and conclusions of this research cannot be used at other educational levels.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77170
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1927921587786840
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8665426562288118
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_fjfsouza.pdf7,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.