Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77170
Tipo: Dissertação
Título: A sabedoria socrática no ensino de filosofia
Título em inglês: Socratic wisdom in teaching philosophy
Autor(es): Souza, Francisco Jackson de Freitas
Orientador: Almeida, José Carlos Silva de
Palavras-chave em português: Sócrates;Educação;Método;Filosofia - Estudo e ensino
Palavras-chave em inglês: Education;Method;Philosophy;Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Data do documento: 2024
Citação: SOUZA, Francisco Jackson de Freitas. A sabedoria socrática no ensino de filosofia. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar a sabedoria de Sócrates e suas possíveis contribuições para a educação no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, sobretudo para o ensino de filosofia. A partir da reflexão de certas práticas utilizadas por Sócrates como a “ironia” e a “maiêutica”, buscamos avaliar como essas posturas podem ser úteis em sala de aula e como elas podem fomentar um ambiente escolar capaz de produzir um ensino-aprendizagem onde os alunos possam se tornar cada vez mais ativos e protagonistas na construção do próprio saber. Assim, o objetivo é aumentar o envolvimento dos alunos com a filosofia, no qual eles possam perceber um ensino capaz de despertar a consciência da própria realidade, seja essa realidade social, econômica, emocional, psicológica etc., e vivenciar uma filosofia prática. O público-alvo são os(as) estudantes do Ensino Médio, o que não quer dizer que as atividades, reflexões e conclusões desta pesquisa não possam ser utilizadas em outros níveis educacionais.
Abstract: The objective of this research is to understand and analyze the wisdom of Socrates and his possible contributions to education with regard to the teaching-learning process, especially for the teaching of philosophy. From the reflection of certain practices used by Socrates such as “irony” and “maieutics”, we seek to evaluate how these postures can be useful in the classroom and how they can foster a school environment capable of producing teaching-learning where students can become increasingly active and protagonists in the construction of their own knowledge. Thus, the objective is to increase students' involvement with philosophy, in which they can perceive teaching capable of awakening awareness of their own reality, be it social, economic, emotional, psychological, etc., and experience a practical philosophy. The target audience is high school students, which does not mean that the activities, reflections and conclusions of this research cannot be used at other educational levels.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77170
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1927921587786840
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8665426562288118
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_fjfsouza.pdf7,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.