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Type: Dissertação
Title: Tecnologias digitais no ciclo de alfabetização: uma avaliação sobre a formação de professores na rede municipal de Fortaleza
Authors: Nunes, Maria das Graças da Silva
Advisor: Menezes, Kelly Maria Gomes
Keywords in Brazilian Portuguese : Formação de professores;Ciclo de alfabetização;Políticas educacionais;Tecnologias digitais da informação e comunicação
Keywords in English : Teacher training;Literacy cycle;Educational policies;Digital information and communication technologies.
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2024
Citation: NUNES, Maria das Graças da Silva. Tecnologias digitais no ciclo de alfabetização: uma avaliação sobre a formação de professores na rede municipal de Fortaleza. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) tendo como objetivo geral avaliar como as políticas de formação continuada da rede municipal de Fortaleza são desenvolvidas para o uso das tecnologias digitais no ciclo de alfabetização. Para atender a esse objetivo, este trabalho se fundamentou em documentos normativos da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Base Nacional Comum de Formação Continuada – BNC - FC (2020), e de Fortaleza, a Portaria 204/2014, o Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC (2018), documento norteador municipal, no Guia de Orientações para o Desenvolvimento de Cultura Digital e Utilização de Recursos Tecnológicos na Escola (2022), entre outros. Com o intuito de realizarmos uma pesquisa multidimensional, esse trabalho fundamentou-se na perspectiva da Avaliação em Profundidade (AP), proposta por Rodrigues (2008); Gussi (2016). O estudo em questão se utilizou apenas dos dois últimos eixos da Avaliação em Profundidade: trajetória institucional e espectro temporal e territorial. Metodologicamente, essa pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo adotado pesquisas bibliográfica e documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas como procedimentos de coleta de dados. A análise dos dados se orientou na análise de conteúdo explorada por Bardin (2011). Os resultados evidenciaram que a rede de ensino de Fortaleza não oferece ações formativas para o uso das tecnologias no ciclo de alfabetização. Demonstraram também que os professores reconhecem a importância de uma formação específica para a integração pedagógica das tecnologias digitais, porém a maioria afirmou não ter recebido essa formação entre 2019 e 2023. Diante disso, recomenda-se que a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza implemente uma formação direcionada em tecnologias digitais para todos os professores da rede, com foco na prática, garantia de infraestrutura adequada e estímulo ao diálogo para compreender as necessidades formativas dos educadores.
Abstract: The present work was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Public Policy Assessment (MAPP) with the general objective of evaluating how educational policies for continuing education in the municipal network of Fortaleza are developed for the use of digital technologies in the literacy cycle. To meet this objective, this work was based on normative documents of Brazilian education, such as the National Common Curricular Base – BNCC (2018), Common National Base for Continuing Training – BNC - FC (2020), and Fortaleza, Ordinance 204 /2014, the Ceará Reference Curricular Document – DCRC (2018), a municipal guiding document, in the Guide for the development of digital culture and use of technological resources at school (2022), among others. In order to carry out multidimensional research, this work was based on the perspective of In-Depth Assessment (AP), proposed by Rodrigues (2008); Gussi (2016). The study in question used only the last two axes of In-Depth Assessment: institutional trajectory and temporal and territorial spectrum. Methodologically, this research is qualitative in nature, having adopted bibliographic research, documentary research, non-participant observation and semi-structured interviews as data collection procedures. Data analysis was guided by the content analysis explored by Bardin (2011). The results showed that the Fortaleza education network does not offer training actions for the use of technologies in the literacy cycle. They also demonstrate that teachers recognize the importance of specific training for the pedagogical integration of digital technologies, however the majority stated that they did not receive this training between 2019 and 2023. In view of this, it is recommended that the Municipal Department of Education of Fortaleza implement a targeted training in digital technologies for all teachers in the network, focusing on practice, ensuring adequate infrastructure and encouraging dialogue to understand the training needs of educators.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77156
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3637843215513878
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5768872699906558
Access Rights: Acesso Aberto
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