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Tipo: TCC
Título : Processos etnográficos na etnobiografia: um estudo de caso do filme “Mal dos trópicos” de Apichatpong Weerasethakul
Autor : Ribeiro, Júlia Moreira
Tutor: Gonçalves, Kleyton Rattes
Palabras clave en portugués brasileño: Mal dos Trópicos;Etnobiografia;Perspectivismo;Duplos;Fronteira
Palabras clave en inglés: Tropical Malady;Ethnobiography;Perspectivism;Doubles;Border
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : RIBEIRO, Júlia Moreira. Processos etnográficos na etnobiografia: um estudo de caso do filme “Mal dos trópicos” de Apichatpong Weerasethakul. 2023. 80 f. TCC (Graduação em Ciências Sociais) - Curso de Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa visa traçar paralelos entre o fazer fílmico de Mal dos Trópicos (2004), dirigido por Apichatpong Weerasethakul em colaboração com os atores, e as questões que perpassam o campo de estudos da antropologia. Em um primeiro movimento, analisa-se a possibilidade do filme enquanto campo de pesquisa, a partir da ficção como meio possível para dar a ver questões relacionadas às percepções e sentidos a respeito de “humanidade” e “animalidade”, ainda à memória e ao esquecimento e à invenção de uma cultura através do próprio ato de filmar. Dá-se ênfase a um trabalho realizado anteriormente com a temática da ficção como meio para a possibilidade de expressão pelo cineasta e etnólogo Jean Rouch, em colaboração com pessoas africanas, gênero que ele próprio chamará de etnoficção (ROUCH apud GONÇALVES, 2008), e como Apichatpong é também paradigmático nesse sentido por coletivizar suas próprias experiências por meio da intervenção da atuação dos atores: um ato de etnobiografar a vida (GONÇALVES, 2012). Para a compreensão do modo singular de criação de ‘Joe’, apelido dado pelo próprio cineasta para seus conhecidos ocidentais, agrega-se a decupagem como método para fazer o filme ser entendido pelo manejo característico do próprio, contextualizando-o em seu modo metadiscursivo – em que o fazer fílmico é posto em pauta na obra –, pois é a partir dela que visualizamos os diversos duplos estruturais e narrativos presentes. A primeira parte (ou bloco) do filme, ‘Criatura Estranha’, reflete-se na segunda parte, ‘Um Caminho do Espírito’, sendo a primeira um ensaio para o movimento que acontecerá na segunda. As personagens de Sakda Kaewbuadee, o camponês Tong, e de Banlop Lomnoi, o soldado Keng, são as responsáveis por conduzir o filme e tensionar a presença humana nas fronteiras literais e metafóricas no nordeste da Tailândia; fronteiras essas que também dizem respeito à noção própria natureza humana, posta em xeque em quase todos os momentos. As fronteiras, portanto, estão postas em discussão através da estrutura dividida do filme, da temática envolvendo mitologias sobre “xamanismo” e “duplos” e da própria noção de cinema enquanto dispositivo que provoca questionamentos sobre relatos verídicos e fictícios e modos de representação. São, portanto, esses sujeitos-personagens, nessa fronteira entre real e imaginado, memória e invenção, que nos interessa associado ao campo de estudo da antropologia audiovisual pela perspectiva da etnobiografia.11:53 10/04/2024
Abstract: The present research aims to draw parallels between the filmmaking of Tropical Malady (2004), directed by Apichatpong Weerasethakul in collaboration with the actors, and issues that pervade the field of anthropology studies. In a first movement, the possibility of film as a field of research is analyzed, from fiction as a possible means to reveal questions related to perceptions and meanings regarding “humanity” and “animality”, as well as memory and oblivion and the invention of a culture through the very act of filming. Emphasis is placed on work carried out previously with the theme of fiction as means as possibility of expression by the filmmaker and ethnologist Jean Rouch, in collaboration with african persons, a genre that Rouch himself will call ethnofiction(ROUCH apud GONÇALVES, 2008), and how Apichatpong is also paradigmatic in this sense for collectivize his own experiences through the intervention of the actors' actions: an act of ethnobiographing life (GONÇALVES, 2012). In order to understand the unique way in which Joe(a nickname gived by the filmmaker himself to western acquaintances) creates, decoupage is added as a method to make the film be understood by its characteristic handling, contextualizing it in its metadiscursive mode – in which the filmmaking is put on the agenda in the work –, because it is from there that we visualize the various structural and narrative doubles present. The first part (or block) of the film, 'Strange Creature', is reflected in the second part, 'A Path of the Spirit', the first being a rehearsal for the movement that will take place in the second. The characters of Sakda Kaewbuadee, the peasant Tong, and Banlop Lomnoi, the soldier Keng, are responsible for driving the film and tensing the human presence on the literal and metaphorical borders in northeastern Thailand; boundaries that also concern the notion of human nature itself, put in check at almost all times. The borders, therefore, are put under discussion through the divided structure of the film, the theme involving mythologies about “shamanism” and “doubles” and the very notion of cinema as a device that provokes questions about true and fictional reports and modes of representation. It is, therefore, these subject-characters, on this frontier between real and imagined, memory and invention, that interest us in association with the field of study of audiovisual anthropology from the perspective of ethnobiography.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77149
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3487603593980870
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-5226-0918
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0483805047794658
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO- Monografias

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