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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77125
Tipo: | Dissertação |
Título : | A formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação |
Autor : | Almeida, Josiane Marques Duarte |
Tutor: | Santos, Maria José Costa dos |
Palabras clave en portugués brasileño: | Professor pesquisador;TDIC;Competências digitais;Ensino de matemática |
Palabras clave en inglés: | Teacher researcher;ICT;Digital skills;Math teaching |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | ALMEIDA, Josiane Marques Duarte. A formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O advento das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) modificou a forma como nos relacionamos com o conhecimento e o ensino com foco no desenvolvimento de competências articuladas ao uso das TDIC voltou à discussão acadêmica, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforça a importância da formação continuada dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais da educação básica. Assim, o objeto de estudo desta pesquisa é a relação entre os processos de formação continuada e o desenvolvimento das competências digitais para um ensino de matemática mais significativo, tendo como ponto de partida a seguinte questão: como vem se constituindo a relação entre o uso das TDIC no ensino da matemática, na perspectiva dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Fortaleza? Assim, temos como objetivo geral: analisar as percepções dos professores participantes do curso de formação e extensão “Professor pesquisador: teoria e prática”, sobre o uso das TDIC no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referido curso vinculado ao grupo de pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC) foi o locus da pesquisa, os sujeitos seis professores participantes. Os dados aqui apresentados e analisados referem-se ao fórum de discussão cinco, que abordou o tema da modelagem e uso das TDIC no ensino da matemática. A coleta de dados foi realizada durante a participação e interação no fórum e a partir de questionários de conhecimentos prévio e pós-curso, além da observação participante durante os encontros on-line. A pesquisa se caracteriza como básica, de cunho exploratório e se deu em três fases: 1- pesquisa bibliográfica; 2- pesquisa empírica; e 3- redação da dissertação. O trabalho tem caráter qualitativo e a análise de dados se deu através da análise do conteúdo, de acordo com os pressupostos de Moraes (1999). Apoiamos-nos teoricamente nos estudos de Aguerrondo e Vaillant (2015), Vaillant (2020), nos relatórios e estudos lançados pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (2022) e em Papert (2008), para fundamentar nossas discussões acerca de competências digitais, das TDIC associadas ao ensino da matemática e da formação de professores, dentre outros aspectos. Nos resultados desta pesquisa verificamos que, apesar das transformações que nossa forma de aprender e ensinar sofreram pela inserção das TDIC em nosso dia a dia, ainda é baixa a frequência com que os professores as utilizam como ferramenta pedagógica. Isto porque ainda há defasagem, por parte dos professores, quanto ao desenvolvimento das competências digitais necessárias para o uso de plataformas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc Multimeios, adotado como plataforma oficial para os cursos de formação continuada de Professores do G-TERCOA/CNPq/UFC. Conclui-se, assim, que ainda há um caminho considerável a ser traçado para que as TDIC sejam efetivamente utilizadas no ensino de matemática. Para isso, será imprescindível a efetiva implementação de formação continuada para os professores, de modo que os possibilite o desenvolvimento das competências necessárias para o uso das TDIC. |
Abstract: | The advent of Digital Communication and Information Technologies (DICT) has changed the way we relate to knowledge and teaching with a focus on the development of competencies linked to the use of DICT has returned to academic discussion, with the National Common Curriculum Base (BNCC), which reinforces the importance of continuing training for teachers who teach mathematics in the initial years of basic education. Thus, the object of this research is the relationship between continuing education processes and the development of digital competences for more meaningful mathematics teaching, with the following question as a starting point: how has the relationship between the use of TDIC in mathematics teaching been constituted, from the perspective of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school in the municipal education network of Fortaleza? Thus, our general objective is to analyze the perceptions of the teachers taking part in the "Teacher researcher: theory and practice" training and extension course on the use of DICTs in the teaching of mathematics in the early years of elementary school. This course, linked to the research group Weaving Cognitive Networks of Learning (G-TERCOA/CNPq/UFC), was the locus of the research, and the subjects were six participating teachers. The data presented and analyzed here refers to discussion forum five, which addressed the topic of modeling and the use of TDIC in mathematics teaching. Data was collected during participation and interaction in the forum and from questionnaires on prior and final knowledge, as well as participant observation during the online meetings. The research is characterized as basic, exploratory and took place in three phases: 1- bibliographical research; 2- empirical research; and 3- writing the dissertation. The work is qualitative in nature and the data was analyzed using content analysis, in accordance with the assumptions of Moraes (1999). We relied theoretically on the studies by Aguerrondo and Vaillant (2015), Vaillant (2020), the reports and studies launched by the Innovation Center for Brazilian Education (2022) and Papert (2008) to support our discussions about digital competences, ICT associated with mathematics teaching and teacher training, among other aspects. The results of this research show that, despite the transformations that our way of learning and teaching has undergone as a result of the insertion of DICTs into our daily lives, the frequency with which teachers use them as a teaching tool is still low. This is because teachers are still lagging behind when it comes to developing the digital skills needed to use platforms such as the TelEduc Multimedia Virtual Learning Environment (VLE), adopted as the official platform for the G-TERCOA/CNPq/UFC continuing teacher training courses. The conclusion is that there is still a considerable way to go before ICT can be effectively used in math teaching. For this to happen, it will be essential to implement effective continuing training for teachers in order to enable them to develop the skills needed to use ICT. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77125 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0003-1309-1733 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9012657836157873 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-9623-5549 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3144508981197442 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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