Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77061
Tipo: Dissertação
Título: Análise da qualidade da educação infantil em creches públicas municipais: uma comparação entre unidades próprias e conveniadas
Autor(es): Albuquerque, Bruno Feijó
Orientador: Irffi, Guilherme Diniz
Palavras-chave em português: Educação infantil;Medida de qualidade;Creches municipais;Creches conveniadas
Palavras-chave em inglês: Child education;Quality measurement;Municipal daycare centers;Affiliated daycare centers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Data do documento: 2024
Citação: ALBUQUERQUE, Bruno Feijó. Análise da qualidade da educação infantil em creches públicas municipais: uma comparação entre unidades próprias e conveniadas. 2024. 31f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024.
Resumo: Os investimentos em educação durante a primeira infância são fundamentais para ampliar o desenvolvimento de competências e habilidades que se estabelecem nos primeiros estágios da educação básica. É crucial ressaltar que a matrícula em creches para crianças de 0 a 3 anos é opcional, ficando a critério dos pais e cuidadores; no entanto, de acordo com Lei nº 12.796/2013, para as crianças de 4 e 5 anos, a participação na pré-escola é obrigatória. De acordo com a legislação vigente, essa etapa pode ser oferecida tanto pela rede pública quanto privada, sendo a rede pública composta por unidades próprias ou conveniadas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise exploratória da qualidade da educação em creches conveniadas em comparação com as unidades próprias em uma grande cidade da região Nordeste. Os resultados evidenciam que a qualidade oferecida pelas creches municipais é superior à das creches conveniadas.
Abstract: Investment in education during early childhood is essential for the development of skills and abilities that are established in the first stages of basic education. It is crucial to highlight that enrollment in daycare centers for children aged 0 to 3 is optional, at the discretion of parents and caregivers; however, for children aged 4 and 5, participation in preschool is mandatory. According to current legislation, this stage can be offered by both the public and private networks, with the public network consisting of its own or partner units. In this context, the present study aims to carry out an exploratory analysis of the quality of education in affiliated daycare centers in comparison with its own units in a large city in the northeast region. The results show that the quality offered by municipal daycare centers is superior to that of partner daycare centers.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77061
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8821559850261716
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_bfalbuquerque.pdf
🔒  Disponível em  2026-06-10
1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.