Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77019
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da política pública educacional desenvolvida no Ensino Médio integrado à educação profissional no Ceará
Autor : Freitas, Caetano Roberto Sousa de
Tutor: Smith, Roberto
Palabras clave en portugués brasileño: Educação integral;Ensino médio;Educação profissional
Palabras clave en inglés: Integral education;High school;Professional education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : FREITAS, Caetano Roberto Sousa de. Avaliação da política pública educacional desenvolvida no Ensino Médio integrado à educação profissional no Ceará. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho avalia a política educacional da educação profissional desenvolvida na rede pública de ensino no estado do Ceará desde 2008. O estudo visa elucidar a intencionalidade governamental para os gestores dessa política pública, a qual se propõe a amenizar as adversidades socioeconômicas, que assolam a juventude cearense, por meio da educação integral. Utilizando o paradigma da Avaliação em Profundidade, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa como a participação de atores sociais, principalmente, alunos da 3a série do ensino médio integrado à educação profissional, egressos em 2023, das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) da 1a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, sediada em Maracanaú-CE, vinculada à Secretaria da Educação do Estado do Ceará. A pesquisa também inclui percepções de professores da Base Comum e Área Técnica, além de gestores e coordenadores escolares dessas instituições de ensino. Para a realização deste estudo, foi empreendida uma revisão de literatura abrangente, contemplando a contextualização histórica e a fundamentação teórico-conceitual a partir de estudos preexistentes sobre educação. A pesquisa documental incluiu a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, o Plano Nacional de Educacional, as Diretrizes Nacionais Curriculares, além de outras leis, decretos e resoluções federais e estaduais. Na pesquisa bibliográfica, destacam-se os estudos de Amaral (2021), Gussi e Oliveira (2016), Ramos (2017), Rodrigues (2008; 2011), Saviani (2008; 2011), Manfredi (2017) e Manacorda (2007), entre outros. Na análise dos resultados, empregou-se a avaliação por triangulação de métodos, utilizando dados coletados por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas, submetidos à análise de conteúdo. A maioria da comunidade escolar considera que esta modalidade de ensino tem ofertado a educação integral, refletida principalmente na preparação para o mercado de trabalho e ensino superior, confrontando a separação entre o trabalho manual e intelectual imposta pela dualidade da luta de classes fomentada pelo capitalismo. Contudo, sugere-se um melhor desenvolvimento dos aspectos socioemocionais, visando amenizar os impactos na saúde mental dos alunos, provocados pelo alto padrão de exigência do projeto EEEP. Além disso, destaca-se a necessidade de fomentar políticas públicas afirmativas ligadas a cota para negros e ao desenvolvimento do protagonismo juvenil dos alunos com deficiência.
Abstract: This work evaluates the educational policy of professional education developed in the public school system of the state of Ceará since 2008. The study aims to elucidate the governmental intentions for the managers of this public policy, which aims to alleviate the socioeconomic adversities that plague the youth of Ceará through integral education. Utilizing the In-Depth Evaluation paradigm, qualitative-quantitative research was conducted with the participation of social actors, mainly students of the 3rd grade of high school integrated with professional education, graduates in 2023, from the State Schools of Professional Education (EEEP) of the 1st Regional Coordination of Education Development, based in Maracanaú-CE, linked to the State Department of Education of Ceará. The research also includes perceptions from teachers of the Common Core and Technical Area, as well as school managers and coordinators of these educational institutions. To carry out this study, a comprehensive literature review was undertaken, covering the historical context and the theoretical-conceptual foundation based on preexisting studies on education. The documentary research included the Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases of Basic Education, the National Education Plan, the National Curriculum Guidelines, in addition to other federal and state laws, decrees, and resolutions. In the bibliographic research, the studies of Amaral (2021), Gussi and Oliveira (2016), Ramos (2017), Rodrigues (2008; 2011), Saviani (2008; 2011), Manfredi (2017), and Manacorda (2007), among others, stand out. In the analysis of the results, the evaluation was conducted through the triangulation of methods, using data collected through closed and open-ended questionnaires, submitted to content analysis. The majority of the school community considers that this type of education has provided integral education, mainly reflected in the preparation for the job market and higher education, confronting the separation between manual and intellectual labor imposed by the duality of class struggle fostered by capitalism. However, it is suggested that there be better development of socio- emotional aspects to mitigate the impacts on students' mental health, mainly caused by the high standards of the EEEP project. Additionally, there is a need to promote affirmative public policies related to quotas for black students and the development of youth protagonism among students with disabilities.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77019
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3932525054723336
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8894348657005793
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_crsfreitas.pdfDISSERTAÇÃO1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.