Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Kelly Maria Gomes-
dc.contributor.authorGomes, Deivid Pereira-
dc.date.accessioned2024-05-24T17:42:35Z-
dc.date.available2024-05-24T17:42:35Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGOMES, Deivid Pereira. Avaliação da política pública de educação inclusiva em uma escola de ensino médio de Fortaleza - CE. 2024. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76947-
dc.description.abstractThe evaluation of the Public Policy for Inclusive Education, in times of affirmation of the rights of students with disabilities and neurodivergent people, is a necessity in Brazil, since inclusion must occur in everyday school life and not just raise debates that do not convert into effective actions. In this sense, this research aimed to evaluate the materialization of the Public Policy for Inclusive Education in the teaching-learning process of students with disabilities and neurodivergent people at a High School in Fortaleza-Ceará. In this way, we sought to understand and evaluate whether and how the inclusion of such students occurred, through actions and projects developed by managers and teaching staff to make the educational process viable, based on the observation of factors that facilitate access, permanence and school promotion, taking into account parameters related to teacher training, the existence of accessibility at the institution, the availability of various resources and the integration of these students into the school routine. An evaluative research was carried out, anchored in a qualitative approach, of the participant observation type, with the help of the field notebook instrument. From this, through observation of the routine of managers, teachers and students with disabilities and neurodivergent people, and also through the analysis of the content and the political-institutional context, we sought to find in the observed elements and in the spontaneous speeches of the subjects whether consciously or unconsciously, they perceived themselves to be reached and included by Public Inclusive Education Policies and whether these policies are integrated into the reality of that school. Furthermore, valuing a broader view of the research object, we also sought to observe the perception of managers and educators regarding the legislation that regulates these policies in Brazil. This was done in order to observe whether such legal provisions guided the actions of professionals, being incorporated into teaching practice and favoring teaching that values human diversity and opposes student exclusion. Thus, in view of the data found, the in-depth assessment, developed by Rodrigues (2008), was the method chosen to understand the different layers that make up the phenomenon under analysis. As the main finding of this study, it can be stated that the State does not respect legislation affirming the rights of people with disabilities and neurodivergent people, hindering their full social participation and, consequently, their inclusion in school and other social spheres.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da política pública de educação inclusiva em uma escola de ensino médio de Fortaleza - CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação da Política Pública de Educação Inclusiva, em tempos de afirmação dos direitos de estudantes com deficiência e neurodivergentes, é uma necessidade no Brasil, visto que a inclusão deve ocorrer no cotidiano escolar e não apenas suscitar debates que não se convertam em ações efetivas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como fulcro avaliar a materialização da Política Pública de Educação Inclusiva no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência e neurodivergentes de uma escola de Ensino Médio de Fortaleza-Ceará. Desse modo, buscou-se apreender e avaliar se e como ocorria a inclusão de tais estudantes, por meio de ações e projetos desenvolvidos pelos gestores e pelo corpo docente para viabilizar o processo educativo, a partir da observação de fatores facilitadores do acesso, da permanência e da promoção escolar, tendo em vista parâmetros relacionados à formação docente, à existência de acessibilidade na instituição, à disponibilização de recursos diversos e à integração destes estudantes na rotina da escola. Realizou-se uma pesquisa avaliativa, ancorada em uma abordagem qualitativa, do tipo observação participante, com auxílio do instrumento caderno de campo. A partir disso, por meio da observação da rotina de gestores, professores e alunos com deficiência e neurodivergentes, e também por meio da análise do conteúdo e do contexto político-institucional, buscou-se encontrar nos elementos observados e nas falas espontâneas dos sujeitos se, de modo consciente ou inconsciente, percebiam-se alcançados e incluídos pelas Políticas Públicas de Educação Inclusiva e se essas políticas integram-se na realidade daquela escola. Além disso, valorizando um olhar ampliado sobre o objeto de pesquisa, buscou-se observar também a percepção dos gestores e educadores acerca da legislação que normatiza essas políticas no Brasil. Isso no intuito de observar se tais dispositivos legais orientavam a atuação dos profissionais, sendo incorporados na prática docente e favorecendo um ensino que valoriza a diversidade humana e opõe-se à exclusão estudantil. Assim, tendo em vista os dados encontrados, a avaliação em profundidade, desenvolvida por Rodrigues (2008), foi o modo escolhido para a apreensão das diferentes camadas que conformam o fenômeno em análise. Como achado principal deste estudo, pode-se afirmar que o Estado não respeita a legislação afirmativa dos direitos das pessoas com deficiência e neurodivergentes, dificultando sua plena participação social e, consequentemente, sua inclusão na escola e nos demais âmbitos sociais.pt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subject.ptbrEducação inclusivapt_BR
dc.subject.ptbrPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subject.ptbrNeurodivergentept_BR
dc.subject.enEvaluation of public policiespt_BR
dc.subject.enInclusive educationpt_BR
dc.subject.enPerson with disabilitypt_BR
dc.subject.enNeurodivergentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4016589788864848pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5768872699906558pt_BR
local.date.available2024-05-24-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_dpgomes.pdfDissertação1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.