Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76841
Tipo: | Dissertação |
Título : | A gênese do campo violonístico do Instituto Federal do Ceará |
Autor : | Moreno, João Paulo Rocha Façanha |
Tutor: | Rogério, Pedro |
Palabras clave en portugués brasileño: | Violão;Habitus Musical;Campo e Capitais Violonísticos;Educação Musical;IFCE |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | MORENO, João Paulo Rocha Façanha. A gênese do campo violonístico do Instituto Federal do Ceará. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O referido trabalho tem por objetivo descrever e analisar a gênese do campo violonístico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, com o fito de buscar e identificar os agentes formadores do campo em tela, compreendendo o habitus violonístico desses agentes e os capitais que estão presentes e que são gerados no âmbito da instituição. Para viabilidade dessa investigação, o trabalho abordou o período de 1993 a 2019 como recorte temporal. A praxiologia de Pierre Bourdieu forneceu o arcabouço teórico-metodológico que iluminou as questões levantadas relativas ao objeto de estudo. Desse modo, foram utilizados os conceitos de habitus, campo e capitais a fim de fundamentar a presente pesquisa. Coloca-se em pauta, ainda, o conceito de habitus conservatorial, desenvolvido por Pereira (2015) de forma a trazer maior aprofundamento na análise da trajetória formativa na área da música. Compreende-se ser de fundamental importância, para a área da Educação Musical, entender um dos instrumentos mais enraizados na cultura brasileira e que ganha cada vez mais espaço legítimo na esfera acadêmica - o violão. Diversos possíveis caminhos para se compreender um campo de saber se fazem analisando a trajetória dos seus agentes, os processos formativos e de que modo a formação do habitus desses agentes impactam na formação dos discentes. Logo, este trabalho contribui com esta relevante área do saber apresentando a dinâmica do campo violonístico, como também, seus capitais específicos, a partir da compreensão da formação do habitus de seus agentes. Para levar o objetivo a cabo, trabalhamos com entrevistas semiestruturadas e com a análise relacional da praxiologia proposta por Bourdieu (1989). Importa ainda registrar que este trabalho dialoga com autores da área, Alfonso (2009), Costa (2010), Maia (2007); Souza (2012; 2018), Oliveira (2017), Taborda (2011), Gomes (2014), que são fundamentais para contextualizar o objeto de estudo que ora apresentamos. |
Abstract: | The purpose of the aforementioned work is to describe and analyze the genesis of the Classic Guitar field at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Ceará - IFCE. With this aim, the study seeks to identify the formative agents of the field, understanding the "Classical Guitar habitus" of these agents and the capitals that are present and generated within the institution. The investigation covers the period from 1993 to 2019. The praxeology of Pierre Bourdieu provides the theoretical and methodological framework that illuminates the questions raised regarding the object of study. Thus, concepts such as habitus, field, and capitals are used to support the present research. The concept of "habitus conservatorial," developed by Pereira (2015), is also discussed to provide further depth in the analysis of formative trajectories in the field of music. It is considered of fundamental importance for the field of Music Education to understand one of the most rooted instruments in Brazilian culture, gaining increasing legitimacy in the academic sphere - the Classical Guitar (Acoustic Guitar). Several possible paths to understanding a field of knowledge are constructed by analyzing the trajectory of its agents, the formative processes, and how the formation of the habitus of these agents impacts the formation of the students. Therefore, this work contributes to this relevant field of knowledge by presenting the dynamics of the Classical Guitar field, its specific capitals, based on an understanding of the formation of the habitus of its agents. To achieve this goal, the study employs semi-structured interviews and the relational analysis of praxeology proposed by Bourdieu (1989). It is also important to note that this work engages in a dialogue with authors in the field, such as Alfonso (2009), Costa (2010), Maia (2007), Souza (2012; 2018), Oliveira (2017), Taborda (2011), Gomes (2014), who are essential for contextualizing the object of study presented here. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76841 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0465867852486740 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3061250583032505 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_jprfmoreno.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.