Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76778
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Alfabetização financeira rural: uma análise sob perspectiva da ruralidade feminina no Ceará
Título em inglês: Rural financial literacy: an analysis from the perspective of female rurality in Ceará
Título em espanhol: Alfabetización financiera rural: un análisis desde la perspectiva de la ruralidad femenina en Ceará
Autor(es): Reis, Maria Vanessa Silva dos
Campos, Kilmer Coelho
Campos, Robério Telmo
Palavras-chave em português: Educação financeira;Desenvolvimento rural;Mulheres no desenvolvimento rural
Palavras-chave em inglês: Rural financial literacy;Rural development;Rural woman
Palavras-chave em espanhol: Alfabetización financiera rural;Desarrollo rural;Mujer rural
CNPq: CNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:ECONOMIA:CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO:CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Data do documento: 2024
Instituição/Editor/Publicador: Revista GEPEC
Citação: REIS, Maria Vanessa Silva dos; CAMPOS, Kilmer Coelho; CAMPOS, Robério Telmo. Alfabetização financeira rural: uma análise sob perspectiva da ruralidade feminina no Ceará. GEPEC, Toledo, v. 28, n. 01, p. 288-311, jan./jun. 2024.
Resumo: O analfabetismo financeiro apresenta-se como um agravante presente em diversos contextos. Tais implicações tomam proporções mais expressivas quando relacionadas ao gênero feminino e em regiões rurais, onde, historicamente, residem indivíduos com acesso assimétrico às informações. Nesse sentido, este estudo objetiva mensurar o nível de alfabetização financeira da mulher rural no interior do Ceará. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários, adotando como proxies o conhecimento financeiro e o comportamento financeiro, considerando como metodologia de análise as técnicas estatísticas de agrupamento e discriminante. Tal análise permitiu a formação de três grupos: Baixo, Médio e Alto Nível de Alfabetização Financeira. Os resultados demonstraram que as mulheres rurais pesquisadas guardam baixo nível de alfabetização financeira. Tais resultados endossam a necessidade de estratégias e políticas públicas focalizadas na mulher rural, tornando-as efetivas e aplicadas às suas particularidades. Tendo em vista o fosso existente neste campo de estudo, busca-se incentivar, também, o desenvolvimento de pesquisas futuras nos demais espaços rurais, traçando perfis e soluções concernentes.
Abstract: Financial illiteracy presents itself as an aggravating factor present in several contexts. Such implications take on more significant proportions when related to the female gender and in rural regions, where, historically, individuals with asymmetric access to information reside. In this sense, this objective study measures the level of financial literacy of rural women in the Ceará State in Brazil. Data collection was carried out through the application of questionnaires, adopting financial knowledge and financial behavior as proxies, considering grouping and discriminant statistical techniques as analysis methodology. This analysis allowed the formation of three groups: Low, Medium and High Level of Financial Literacy. The results demonstrated that the rural women surveyed had a low level of financial literacy. Such results endorse the need for strategies and public policies focused on rural women, making them effective and applied to their particularities. Given the gap that exists in this field of study, we also seek to encourage the development of future research in other rural spaces, outlining worrying profiles and solutions.
Resumen: El analfabetismo financiero se presenta como un factor agravante presente en varios contextos. Tales implicaciones adquieren proporciones más significativas cuando se relacionan con el género femenino y en las regiones rurales, donde, históricamente, residen personas con acceso asimétrico a la información. En este sentido, este estudio objetivo mide el nivel de alfabetización financiera de las mujeres rurales del interior de Ceará. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de cuestionarios, adoptando como proxies el conocimiento financiero y el comportamiento financiero, considerando como metodología de análisis técnicas estadísticas de agrupamiento y discriminantes. Este análisis permitió la formación de tres grupos: Nivel Bajo, Medio y Alto de Educación Financiera. Los resultados demostraron que las mujeres rurales encuestadas tenían un bajo nivel de conocimientos financieros. Tales resultados refrendan la necesidad de estrategias y políticas públicas enfocadas a las mujeres rurales, haciéndolas efectivas y aplicadas a sus particularidades. Ante el vacío que existe en este campo de estudio, también buscamos incentivar el desarrollo de futuras investigaciones en otros espacios rurales, perfilando perfiles y soluciones preocupantes.
URL do documento: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/32467
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76778
ISSN: 1676-0607
1679-415X
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0001-6154-3875
https://orcid.org/0000-0001-7752-2542
https://orcid.org/0000-0003-1393-987X
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5399106289189439
http://lattes.cnpq.br/6206120391191140
http://lattes.cnpq.br/2652530418454016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_mvsreis.pdf431,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.