Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Maria Vanessa Silva dos-
dc.contributor.authorCampos, Kilmer Coelho-
dc.contributor.authorCampos, Robério Telmo-
dc.date.accessioned2024-04-10T16:31:31Z-
dc.date.available2024-04-10T16:31:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationREIS, Maria Vanessa Silva dos; CAMPOS, Kilmer Coelho; CAMPOS, Robério Telmo. Alfabetização financeira rural: uma análise sob perspectiva da ruralidade feminina no Ceará. GEPEC, Toledo, v. 28, n. 01, p. 288-311, jan./jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1676-0607-
dc.identifier.issn1679-415X-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76778-
dc.description.abstractFinancial illiteracy presents itself as an aggravating factor present in several contexts. Such implications take on more significant proportions when related to the female gender and in rural regions, where, historically, individuals with asymmetric access to information reside. In this sense, this objective study measures the level of financial literacy of rural women in the Ceará State in Brazil. Data collection was carried out through the application of questionnaires, adopting financial knowledge and financial behavior as proxies, considering grouping and discriminant statistical techniques as analysis methodology. This analysis allowed the formation of three groups: Low, Medium and High Level of Financial Literacy. The results demonstrated that the rural women surveyed had a low level of financial literacy. Such results endorse the need for strategies and public policies focused on rural women, making them effective and applied to their particularities. Given the gap that exists in this field of study, we also seek to encourage the development of future research in other rural spaces, outlining worrying profiles and solutions.pt_BR
dc.description.urihttps://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/32467pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista GEPECpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlfabetização financeira rural: uma análise sob perspectiva da ruralidade feminina no Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO analfabetismo financeiro apresenta-se como um agravante presente em diversos contextos. Tais implicações tomam proporções mais expressivas quando relacionadas ao gênero feminino e em regiões rurais, onde, historicamente, residem indivíduos com acesso assimétrico às informações. Nesse sentido, este estudo objetiva mensurar o nível de alfabetização financeira da mulher rural no interior do Ceará. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários, adotando como proxies o conhecimento financeiro e o comportamento financeiro, considerando como metodologia de análise as técnicas estatísticas de agrupamento e discriminante. Tal análise permitiu a formação de três grupos: Baixo, Médio e Alto Nível de Alfabetização Financeira. Os resultados demonstraram que as mulheres rurais pesquisadas guardam baixo nível de alfabetização financeira. Tais resultados endossam a necessidade de estratégias e políticas públicas focalizadas na mulher rural, tornando-as efetivas e aplicadas às suas particularidades. Tendo em vista o fosso existente neste campo de estudo, busca-se incentivar, também, o desenvolvimento de pesquisas futuras nos demais espaços rurais, traçando perfis e soluções concernentes.pt_BR
dc.description.abstract-esEl analfabetismo financiero se presenta como un factor agravante presente en varios contextos. Tales implicaciones adquieren proporciones más significativas cuando se relacionan con el género femenino y en las regiones rurales, donde, históricamente, residen personas con acceso asimétrico a la información. En este sentido, este estudio objetivo mide el nivel de alfabetización financiera de las mujeres rurales del interior de Ceará. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de cuestionarios, adoptando como proxies el conocimiento financiero y el comportamiento financiero, considerando como metodología de análisis técnicas estadísticas de agrupamiento y discriminantes. Este análisis permitió la formación de tres grupos: Nivel Bajo, Medio y Alto de Educación Financiera. Los resultados demostraron que las mujeres rurales encuestadas tenían un bajo nivel de conocimientos financieros. Tales resultados refrendan la necesidad de estrategias y políticas públicas enfocadas a las mujeres rurales, haciéndolas efectivas y aplicadas a sus particularidades. Ante el vacío que existe en este campo de estudio, también buscamos incentivar el desarrollo de futuras investigaciones en otros espacios rurales, perfilando perfiles y soluciones preocupantes.pt_BR
dc.title.enRural financial literacy: an analysis from the perspective of female rurality in Cearápt_BR
dc.title.esAlfabetización financiera rural: un análisis desde la perspectiva de la ruralidad femenina en Cearápt_BR
dc.subject.ptbrEducação financeirapt_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subject.ptbrMulheres no desenvolvimento ruralpt_BR
dc.subject.enRural financial literacypt_BR
dc.subject.enRural developmentpt_BR
dc.subject.enRural womanpt_BR
dc.subject.esAlfabetización financiera ruralpt_BR
dc.subject.esDesarrollo ruralpt_BR
dc.subject.esMujer ruralpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:ECONOMIA:CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO:CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6154-3875pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7752-2542pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1393-987Xpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5399106289189439pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6206120391191140pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2652530418454016pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_mvsreis.pdf431,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.