Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76723
Type: Artigo de Periódico
Title: Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática
Title in English: Technical efficiency of rural and urban municipal public schools in the state of Ceará
Authors: Santos, Luan Oliveira dos
Reis, José Newton Pires
Holanda Filho, Ivan de Oliveira
Cruz, Marcos Paulo Mesquita da
N'dami, Medna
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação - Ceará;Eficiência da Educação
Keywords in English : Education - Ceará;Efficiency
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ:CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO
Issue Date: 2024
Publisher: Revista do PEMO - Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Citation: SANTOS, Luan Oliveira dos; REIS, José Newton Pires; HOLANDA FILHO, Ivan de Oliveira; CRUZ, Marcos Paulo Mesquita da; N'DAMI, Medna. Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática. Revista do PEMO, Fortaleza, v. 6, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação é fundamental para o progresso individual e coletivo, proporcionando oportunidades de crescimento e mobilidade social, além de influenciar diretamente a economia de um país através dos investimentos em seus cidadãos. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a eficiência das escolas urbanas e rurais no ensino fundamental no estado do Ceará. Ao analisar os resultados, observa-se que poucos municípios alcançaram o máximo nível de eficiência em cada modelo especificado, representando uma pequena porcentagem das localidades estudadas. Foi constatada uma diferença na eficiência entre as zonas rural e urbana, com o ambiente rural apresentando geralmente menor eficiência, contudo, os anos finais apresentam os maiores valores médios de eficiência, tanto na zona rural quanto urbana.
Abstract: Education is fundamental for individual and collective progress, providing opportunities for growth and social mobility, in addition to directly influencing a country's economy through investments in its citizens. The main objective of this work is to analyze the efficiency of urban and rural schools in elementary school in the state of Ceará. When analyzing the results, it is observed that few municipalities reached the maximum level of efficiency in each specified model, representing a small percentage of specific locations. A difference in efficiency was found between rural and urban areas, with the rural environment generally showing lower efficiency, however, the final years show the highest average efficiency values, both in rural and urban areas.
Document URL: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10848
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76723
ISSN: 2675-519X
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9827-6536
https://orcid.org/0000-0002-7274-5189
https://orcid.org/0000-0002-6368-9971
https://orcid.org/0000-0001-7390-6602
https://orcid.org/0000-0002-8196-5327
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0548948641438811
http://lattes.cnpq.br/6728625638297991
http://lattes.cnpq.br/7309114743769869
http://lattes.cnpq.br/6436408994805756
http://lattes.cnpq.br/4198213489532555
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_art_losantos.pdf533,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.