Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76723
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática
Título em inglês: Technical efficiency of rural and urban municipal public schools in the state of Ceará
Autor(es): Santos, Luan Oliveira dos
Reis, José Newton Pires
Holanda Filho, Ivan de Oliveira
Cruz, Marcos Paulo Mesquita da
N'dami, Medna
Palavras-chave em português: Educação - Ceará;Eficiência da Educação
Palavras-chave em inglês: Education - Ceará;Efficiency
CNPq: CNPQ:CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO
Data do documento: 2024
Instituição/Editor/Publicador: Revista do PEMO - Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Citação: SANTOS, Luan Oliveira dos; REIS, José Newton Pires; HOLANDA FILHO, Ivan de Oliveira; CRUZ, Marcos Paulo Mesquita da; N'DAMI, Medna. Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática. Revista do PEMO, Fortaleza, v. 6, 2024.
Resumo: A educação é fundamental para o progresso individual e coletivo, proporcionando oportunidades de crescimento e mobilidade social, além de influenciar diretamente a economia de um país através dos investimentos em seus cidadãos. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a eficiência das escolas urbanas e rurais no ensino fundamental no estado do Ceará. Ao analisar os resultados, observa-se que poucos municípios alcançaram o máximo nível de eficiência em cada modelo especificado, representando uma pequena porcentagem das localidades estudadas. Foi constatada uma diferença na eficiência entre as zonas rural e urbana, com o ambiente rural apresentando geralmente menor eficiência, contudo, os anos finais apresentam os maiores valores médios de eficiência, tanto na zona rural quanto urbana.
Abstract: Education is fundamental for individual and collective progress, providing opportunities for growth and social mobility, in addition to directly influencing a country's economy through investments in its citizens. The main objective of this work is to analyze the efficiency of urban and rural schools in elementary school in the state of Ceará. When analyzing the results, it is observed that few municipalities reached the maximum level of efficiency in each specified model, representing a small percentage of specific locations. A difference in efficiency was found between rural and urban areas, with the rural environment generally showing lower efficiency, however, the final years show the highest average efficiency values, both in rural and urban areas.
URL do documento: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10848
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76723
ISSN: 2675-519X
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-9827-6536
https://orcid.org/0000-0002-7274-5189
https://orcid.org/0000-0002-6368-9971
https://orcid.org/0000-0001-7390-6602
https://orcid.org/0000-0002-8196-5327
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0548948641438811
http://lattes.cnpq.br/6728625638297991
http://lattes.cnpq.br/7309114743769869
http://lattes.cnpq.br/6436408994805756
http://lattes.cnpq.br/4198213489532555
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_losantos.pdf533,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.