Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76723
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática |
Título em inglês: | Technical efficiency of rural and urban municipal public schools in the state of Ceará |
Autor(es): | Santos, Luan Oliveira dos Reis, José Newton Pires Holanda Filho, Ivan de Oliveira Cruz, Marcos Paulo Mesquita da N'dami, Medna |
Palavras-chave em português: | Educação - Ceará;Eficiência da Educação |
Palavras-chave em inglês: | Education - Ceará;Efficiency |
CNPq: | CNPQ:CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista do PEMO - Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
Citação: | SANTOS, Luan Oliveira dos; REIS, José Newton Pires; HOLANDA FILHO, Ivan de Oliveira; CRUZ, Marcos Paulo Mesquita da; N'DAMI, Medna. Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática. Revista do PEMO, Fortaleza, v. 6, 2024. |
Resumo: | A educação é fundamental para o progresso individual e coletivo, proporcionando oportunidades de crescimento e mobilidade social, além de influenciar diretamente a economia de um país através dos investimentos em seus cidadãos. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a eficiência das escolas urbanas e rurais no ensino fundamental no estado do Ceará. Ao analisar os resultados, observa-se que poucos municípios alcançaram o máximo nível de eficiência em cada modelo especificado, representando uma pequena porcentagem das localidades estudadas. Foi constatada uma diferença na eficiência entre as zonas rural e urbana, com o ambiente rural apresentando geralmente menor eficiência, contudo, os anos finais apresentam os maiores valores médios de eficiência, tanto na zona rural quanto urbana. |
Abstract: | Education is fundamental for individual and collective progress, providing opportunities for growth and social mobility, in addition to directly influencing a country's economy through investments in its citizens. The main objective of this work is to analyze the efficiency of urban and rural schools in elementary school in the state of Ceará. When analyzing the results, it is observed that few municipalities reached the maximum level of efficiency in each specified model, representing a small percentage of specific locations. A difference in efficiency was found between rural and urban areas, with the rural environment generally showing lower efficiency, however, the final years show the highest average efficiency values, both in rural and urban areas. |
URL do documento: | https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10848 |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76723 |
ISSN: | 2675-519X |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-9827-6536 https://orcid.org/0000-0002-7274-5189 https://orcid.org/0000-0002-6368-9971 https://orcid.org/0000-0001-7390-6602 https://orcid.org/0000-0002-8196-5327 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0548948641438811 http://lattes.cnpq.br/6728625638297991 http://lattes.cnpq.br/7309114743769869 http://lattes.cnpq.br/6436408994805756 http://lattes.cnpq.br/4198213489532555 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_art_losantos.pdf | 533,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.