Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76615
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Efeitos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar sobre os estabelecimentos rurais de educação infantil
Título en inglés: Effects of the National School Transportation Support Program on rural early childhood education establishments
Autor : Sampaio, Maria Analice dos Santos
Sampaio, Maria Odalice dos Santos
Araujo, Jair Andrade de
Palabras clave en portugués brasileño: Transporte escolar;Educação infantil;Escolas rurais
Palabras clave en inglés: PNATE;Early childhood education;Establishments
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ:CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO:TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO:EDUCACAO RURAL
Fecha de publicación : 2024
Editorial : Revista de Economia e Sociologia Rural
Citación : SAMPAIO, Maria Analice dos Santos; SAMPAIO, Maria Odalice dos Santos; ARAUJO, Jair Andrade de. Efeitos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar sobre os estabelecimentos rurais de educação infantil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 62, n. 4, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo busca analisar os efeitos do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate) sobre a quantidade de estabelecimentos de educação infantil no Brasil, bem como os efeitos heterogêneos para a região Nordeste. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados dados de diversas fontes e como estratégia empírica o modelo de diferenças em diferenças escalonado proposto por Callaway e Sant’Anna (2021), que considera: múltiplos períodos; variação no tempo de tratamento e validade da suposição de tendências paralelas. Os resultados indicam que os municípios brasileiros que receberam o programa apresentaram uma redução na quantidade de estabelecimentos de educação infantil. Esse resultado é ainda maior para os municípios nordestinos, onde foi constatado o dobro do efeito observado para o Brasil.
Abstract: This study seeks to analyze the effects of the National School Transportation Program (Pnate) on the number of early childhood education establishments in Brazil and the heterogeneous effects for the Northeast region. To achieve the proposed objective, we used data from various sources and as an empirical strategy the staggered difference-in-differences model proposed by Callaway and Sant’Anna (2021), which considers: multiple periods; variation in treatment time, and the validity of the assumption of parallel trends. The results indicate that the Brazilian municipalities that received the program showed a reduction in the number of early childhood education establishments. This result is even greater for municipalities in the Northeast, where the effect observed for Brazil was twice as large.
URL del documento: https://www.scielo.br/j/resr/a/SLSYfYr45W7gpm8fbh5Qh5s/#
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76615
ISSN : 1806-9479
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-2223-1665
https://orcid.org/0000-0003-1522-7593
https://orcid.org/0000-0001-6297-9558
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1522805821045155
http://lattes.cnpq.br/1507724892222306
http://lattes.cnpq.br/7374641262802257
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_art_massampaio.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.