Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Maria Analice dos Santos-
dc.contributor.authorSampaio, Maria Odalice dos Santos-
dc.contributor.authorAraujo, Jair Andrade de-
dc.date.accessioned2024-03-20T15:00:02Z-
dc.date.available2024-03-20T15:00:02Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Maria Analice dos Santos; SAMPAIO, Maria Odalice dos Santos; ARAUJO, Jair Andrade de. Efeitos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar sobre os estabelecimentos rurais de educação infantil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 62, n. 4, 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1806-9479-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76615-
dc.description.abstractThis study seeks to analyze the effects of the National School Transportation Program (Pnate) on the number of early childhood education establishments in Brazil and the heterogeneous effects for the Northeast region. To achieve the proposed objective, we used data from various sources and as an empirical strategy the staggered difference-in-differences model proposed by Callaway and Sant’Anna (2021), which considers: multiple periods; variation in treatment time, and the validity of the assumption of parallel trends. The results indicate that the Brazilian municipalities that received the program showed a reduction in the number of early childhood education establishments. This result is even greater for municipalities in the Northeast, where the effect observed for Brazil was twice as large.pt_BR
dc.description.urihttps://www.scielo.br/j/resr/a/SLSYfYr45W7gpm8fbh5Qh5s/#pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Economia e Sociologia Ruralpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar sobre os estabelecimentos rurais de educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo busca analisar os efeitos do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate) sobre a quantidade de estabelecimentos de educação infantil no Brasil, bem como os efeitos heterogêneos para a região Nordeste. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados dados de diversas fontes e como estratégia empírica o modelo de diferenças em diferenças escalonado proposto por Callaway e Sant’Anna (2021), que considera: múltiplos períodos; variação no tempo de tratamento e validade da suposição de tendências paralelas. Os resultados indicam que os municípios brasileiros que receberam o programa apresentaram uma redução na quantidade de estabelecimentos de educação infantil. Esse resultado é ainda maior para os municípios nordestinos, onde foi constatado o dobro do efeito observado para o Brasil.pt_BR
dc.title.enEffects of the National School Transportation Support Program on rural early childhood education establishmentspt_BR
dc.subject.ptbrTransporte escolarpt_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrEscolas ruraispt_BR
dc.subject.enPNATEpt_BR
dc.subject.enEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.enEstablishmentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO:TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO:EDUCACAO RURALpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2223-1665pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1522-7593pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6297-9558pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1522805821045155pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1507724892222306pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7374641262802257pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_massampaio.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.