Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76569
Tipo: Tese
Título: Formação online de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de estatística: uma investigação no período remoto emergencial
Autor(es): Oliveira, Rayssa Melo de
Orientador: Castro Filho, José Aires de
Coorientador: Castro, Juscileide Braga de
Palavras-chave em português: Formação de professores;Ensino de estatística;Tecnologias digitais;Ensino remoto emergencial;Ensino online
Palavras-chave em inglês: Teacher professional development;Teaching statistics;Digital technologies;Emergency remote teaching;Online teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, Rayssa Melo de. Formação online de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de estatística: uma investigação no período remoto emergencial. 2023. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023
Resumo: A formação de professores é um assunto bastante discutido tanto no âmbito nacional como internacional e é tema de diversas investigações. Apesar disso, considera-se que se trata de um assunto que não se esgota. Em meio à pandemia da covid-19, a qual afetou organizações escolares em todo o mundo, investigar e refletir acerca da formação de professores, políticas de capacitação docente e processos formativos tornou-se fundamental. A presente pesquisa aborda uma investigação acerca de um processo formativo docente, na modalidade online, para o ensino de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental em período pandêmico. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi o processo formativo Matemática #COmVIDa, a partir da qual buscou-se identificar contribuições para a formação estatística dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental que vivenciaram o processo. Tendo em vista a participação no processo formativo online e as discussões realizadas nesta seção, objetivou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições de um processo formativo online para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no que concerne ao ensino de estatística durante a vivência de formato educacional remoto emergencial? Para tanto, desenvolveu-se o seguinte objetivo geral: analisar as contribuições de um processo formativo online para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, no que concerne ao ensino de estatística, durante a vivência do ensino remoto emergencial. Como objetivos específicos, delimitou-se os seguintes: avaliar o processo formativo docente online para o ensino de estatística; e identificar as contribuições do processo formativo online para a formação de professores no que concerne ao ensino de estatística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada no paradigma fenomenológico-hermenêutico. O lócus foi o processo formativo Matemática #COmVIDa e os sujeitos da pesquisa foram professores pedagogos que participaram da referida formação. Os instrumentos de coleta de dados consistiram no projeto que delineou o processo formativo Matemática #COmVIDa, programa da formação, materiais utilizados pelos formadores nos encontros online, gravações, transcrições dos encontros e o instrumento de avaliação do curso, realizado pelos docentes. Identificou-se, a partir desta análise, a abrangência da formação Matemática #COmVIDa acerca dos conhecimentos que envolvem o ensino de estatística, tendo em vista que, nas respostas dos docentes ao instrumento avaliativo, houve menção de aspectos relacionados ao conhecimento comum do conteúdo estatístico, conhecimento didático do conteúdo estatístico e conhecimento quanto aos objetivos, metas e valores educacionais. Além disso, as relações estabelecidas entre formadores e professores colaboraram para a participação e envolvimento dos cursistas, em um período de instabilidade ambiental, as quais reverberaram diretamente nas atividades profissionais dos docentes.
Abstract: Teacher professional development is a widely discussed subject and is the theme of several investigations. Despite this, it is considered that this is a non-exhausted issue. Amid the COVID-19 pandemic, which has affected school organizations around the world, investigating and reflecting on teacher's professional development, teacher's preparation policies and formative processes has become fundamental. This research addresses an investigation into a teacher formative process, in an online format, for teaching Statistics at Elementary School, during the pandemic period. The object of study was the #COmVIDa Mathematics course, from which we sought to identify contributions to the statistical formative processes of Elementary School teachers. Taking into account the participation in the online process and the discussions held in this section, the objective was to answer the following research problem: What are the contributions of an online formative process to the preparation of Elementary School teachers with regard to teaching Statistics during the period of Emergency Remote Education? To this end, the following general goal was: analyze the contributions of an online formative process for Elementary School teachers with regard to teaching Statistics, during the experience of Emergency Remote Education (ERE). The following were defined as specific objectives: Evaluate the online teacher formative process for teaching Statistics; and identify the contributions of the online formative process to teacher preparation regarding the teaching of Statistics. This was a qualitative research, based on the phenomenological-hermeneutic paradigm. The locus was the Mathematics #COmVIDa course, and the research subjects were Elementary School teachers who participated in that course. The data collection instruments consisted of the project that outlined the Mathematics #COmVIDa formative process, course syllabus, materials used by instructors in the online meetings, recordings, transcripts of meetings and the course evaluation instrument, carried out by teachers. From this analysis, the scope of #COMVIDa Mathematics course, regarding the knowledge involved in the teaching of Statistics is identified, considering that, in teachers' responses to the evaluation instrument, there was mention of aspects related to the Common Knowledge of Statistical Content, Didactic Knowledge of Statistical Content and Knowledge regarding educational objectives, goals and values. Furthermore, the relationships established between instructors and teachers contributed to the participation and involvement of course participants, in a period of environmental instability, which had a direct impact on teachers professional activities.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76569
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9598760381296500
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/2525374702919730
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_rmoliveira.pdf9,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.