Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76560
Tipo: | TCC |
Título: | A experiência do Programa Ateliê em um centro de educação infantil em Fortaleza |
Autor(es): | Ramalho, Vitória Mendonça |
Orientador: | Olinda, Sahmaroni Rodrigues de |
Palavras-chave em português: | Atelie;Educação infantil;Reggio Emilia;Dimensão estética |
Palavras-chave em espanhol: | Taller;Educación infantil;Reggio Emilia;Dimensión estética |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | RAMALHO, Vitória Mendonça. A experiência do Programa Ateliê em um centro de educação infantil em Fortaleza. 2023. 52 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa buscou pesquisar a partir da experiência de estágio supervisionado na educação infantil a implementação do Projeto Ateliê em um Centro de Educação Infantil da Prefeitura de Fortaleza. Para atingir tal objetivo, teve como objetivos específicos: analisar o contexto histórico e o ateliê em Reggio Emília, apresentar a proposta do Projeto Ateliê e seu desenvolvimento enquanto programa na prefeitura de Fortaleza e relatar a experiência durante a implementação do programa. Para a construção do referencial teórico utilizou-se documentos que auxiliaram na investigação do histórico da educação infantil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Como aporte para a estética, Vygotsky (2001) e Dewey (2010). Larrosa Bondía (2002) e Duarte Junior (1998) para a caracterização da dimensão estética na educação infantil. Na contextualização da abordagem pedagógica de Reggio Emília, utilizou-se estudos de Edwards, Gandini e Forman (1999; 2012) e Gandini, Hill, Cadwell e Schwall (2019). Foi realizada análise documental no exemplar Projeto Ateliê (FORTALEZA, 2020). A pesquisa caracterizou-se como exploratória e faz uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo. Após a realização do estudo evidenciou-se a importância do espaço para o desenvolvimento infantil e a influência do ateliê como facilitador e propositor de experiências. |
Resumen: | La presente investigación buscó indagar a partir de la experiencia de la práctica supervisada en la educación infantil la implementación del Projeto Ateliê en un Centro de Educación Infantil del Ayuntamiento de Fortaleza. Con el fin de lograr dicho objetivo, se propuso objetivos específicos: analizar el contexto histórico y el taller en Reggio Emilia, presentar la propuesta del Projeto Ateliê y su desarrollo como programa en el gobierno municipal de Fortaleza, así como relatar la experiencia durante la implementación del programa. Para la construcción del marco teórico, se utilizaron documentos que ayudaron en la investigación del historial de la educación infantil, como la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) y la Ley de Directrices y Bases de la Educación (LDB). Como contribución a la estética, se recurrió a Vygotsky (2001) y Dewey (2010). Larrosa Bondía (2002) y Duarte Junior (1998) se utilizaron para la caracterización de la dimensión estética en la educación infantil. En la contextualización del enfoque pedagógico de Reggio Emilia, se emplearon estudios de Edwards, Gandini y Forman (1999; 2012) y Gandini, Hill, Cadwell y Schwall (2019). Se llevó a cabo un análisis documental en el ejemplar del Projeto Ateliê (FORTALEZA, 2020). La investigación se caracterizó como exploratoria y utilizó métodos de investigación bibliográfica, documental y de campo. Después de la realización del estudio, se evidenció la importancia del espacio para el desarrollo infantil y la influencia del taller como facilitador y proponente de experiencias |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76560 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0193474072372034 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-4820-6134 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6713868789549498 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_vmramalho.pdf | 983,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.