Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlinda, Sahmaroni Rodrigues de-
dc.contributor.authorRamalho, Vitória Mendonça-
dc.date.accessioned2024-03-14T11:54:39Z-
dc.date.available2024-03-14T11:54:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRAMALHO, Vitória Mendonça. A experiência do Programa Ateliê em um centro de educação infantil em Fortaleza. 2023. 52 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76560-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA experiência do Programa Ateliê em um centro de educação infantil em Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa buscou pesquisar a partir da experiência de estágio supervisionado na educação infantil a implementação do Projeto Ateliê em um Centro de Educação Infantil da Prefeitura de Fortaleza. Para atingir tal objetivo, teve como objetivos específicos: analisar o contexto histórico e o ateliê em Reggio Emília, apresentar a proposta do Projeto Ateliê e seu desenvolvimento enquanto programa na prefeitura de Fortaleza e relatar a experiência durante a implementação do programa. Para a construção do referencial teórico utilizou-se documentos que auxiliaram na investigação do histórico da educação infantil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Como aporte para a estética, Vygotsky (2001) e Dewey (2010). Larrosa Bondía (2002) e Duarte Junior (1998) para a caracterização da dimensão estética na educação infantil. Na contextualização da abordagem pedagógica de Reggio Emília, utilizou-se estudos de Edwards, Gandini e Forman (1999; 2012) e Gandini, Hill, Cadwell e Schwall (2019). Foi realizada análise documental no exemplar Projeto Ateliê (FORTALEZA, 2020). A pesquisa caracterizou-se como exploratória e faz uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo. Após a realização do estudo evidenciou-se a importância do espaço para o desenvolvimento infantil e a influência do ateliê como facilitador e propositor de experiências.pt_BR
dc.description.abstract-esLa presente investigación buscó indagar a partir de la experiencia de la práctica supervisada en la educación infantil la implementación del Projeto Ateliê en un Centro de Educación Infantil del Ayuntamiento de Fortaleza. Con el fin de lograr dicho objetivo, se propuso objetivos específicos: analizar el contexto histórico y el taller en Reggio Emilia, presentar la propuesta del Projeto Ateliê y su desarrollo como programa en el gobierno municipal de Fortaleza, así como relatar la experiencia durante la implementación del programa. Para la construcción del marco teórico, se utilizaron documentos que ayudaron en la investigación del historial de la educación infantil, como la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) y la Ley de Directrices y Bases de la Educación (LDB). Como contribución a la estética, se recurrió a Vygotsky (2001) y Dewey (2010). Larrosa Bondía (2002) y Duarte Junior (1998) se utilizaron para la caracterización de la dimensión estética en la educación infantil. En la contextualización del enfoque pedagógico de Reggio Emilia, se emplearon estudios de Edwards, Gandini y Forman (1999; 2012) y Gandini, Hill, Cadwell y Schwall (2019). Se llevó a cabo un análisis documental en el ejemplar del Projeto Ateliê (FORTALEZA, 2020). La investigación se caracterizó como exploratoria y utilizó métodos de investigación bibliográfica, documental y de campo. Después de la realización del estudio, se evidenció la importancia del espacio para el desarrollo infantil y la influencia del taller como facilitador y proponente de experienciaspt_BR
dc.subject.ptbrAteliept_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrReggio Emiliapt_BR
dc.subject.ptbrDimensão estéticapt_BR
dc.subject.esTallerpt_BR
dc.subject.esEducación infantilpt_BR
dc.subject.esReggio Emiliapt_BR
dc.subject.esDimensión estéticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0193474072372034pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4820-6134pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6713868789549498pt_BR
local.date.available2024-03-14-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_vmramalho.pdf983,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.