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Tipo: Tese
Título : Entre a razão e os sentidos, a prescrição e a experiência: Friedrich Schiller e as possibilidades de uma educação alimentar estética
Título en inglés: Between reason and the senses, prescription and experience: Friedrich Schiller and the possibilities of a food education aesthetic
Autor : Alcântara, Cláudia Sales de
Tutor: Bezerra, José Arimatéa Barros
Palabras clave : kitchen;education food;Ziraldo,1932-.Julieta no mundo da culinária - Crítica e interpretação;Histórias em quadrinhos na educação - Fortaleza(CE);Nutrição - Estudo e ensino(Ensino fundamental) - Fortaleza(CE);Crianças - Nutrição - Fortaleza(CE)
Fecha de publicación : 2013
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : ALCÂNTARA, Cláudia Sales de. Entre a razão e os sentidos, a prescrição e a experiência: Friedrich Schiller e as possibilidades de uma educação alimentar estética. 2013. 251f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Resumen en portugués brasileño: Objetiva propor uma educação alimentar para crianças, tendo como literatura de suporte o livro de Ziraldo: Almanaque Maluquinho – Julieta no mundo da culinária. Essa proposta pretende fugir dos paradigmas prescritivos e caminhar para um modelo “estético”, que possui fundamento teórico na Filosofia do alemão Friedrich Schiller, especificamente na sua obra Cartas sobre a educação estética do homem, contribuindo para a inserção de uma nova proposta de educação alimentar, sob a óptica da segurança alimentar e nutricional. A pesquisa, fundamentada na tese de que a Estética é uma proposta pedagógica que colabora para uma educação alimentar menos prescritiva e mais significativa na vida das crianças, foi realizada na Creche-Escola Tia Léa, com sete crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, onde, por meio de um Laboratório Culinário, desenvolveu-se o que se denominou Educação Alimentar Estética, dando oportunidade as crianças, com suporte na sensibilização promovida com o preparo das receitas contidas no livro Almanaque Maluquinho – Julieta no mundo da culinária, de refletirem esteticamente sobre sua alimentação, colaborando para a formação de sujeitos ativos e que saibam tomar decisões mais saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde se utilizou a metodologia da bricolagem, que possibilitou fazer uso de variados instrumentos e técnicas de coleta e análise de dados, como estudo de caso, entrevista, observação participante, questionários, diário de campo, análise reflexiva e análise de discurso. De modo geral, poder-se-ia dizer que esta tese é uma investigação descritiva, inserida no campo das pesquisas qualitativas e que se desenvolve por meio de um estudo de caso. Nessa caminhada, em busca da educação alimentar estética, dialogou-se com vários autores, tais como Bezerra, Montanari, Carneiro, Vergueiro, Kincheloe, Berry, Pêcheux e Minayo, de modo interdisciplinar, que pesquisam sobre diferentes assuntos, como cultura, alimentação, Filosofia, Semiótica, Artes e Educação, mostrando a complexidade do tema proposto. Percebeu-se que a pesquisa proporcionou sensibilizar o olhar, o contato direto com o alimento, o prazer na hora de fazer e de comer, a possibilidade de experimentar novos alimentos, o prazer de comer junto de quem se gosta, o respeito ao outro e o sentimento de solidariedade, a inserção da ludicidade em um campo do saber marcado pela prescrição, além do aprender a reparar receitas.
Abstract: Aims to propose a food education for children, and its supporting literature book Ziraldo: Nutty Almanac - Juliet in the culinary world. This proposal seeks to escape the paradigm and move towards a prescriptive model "aesthetic", which has theoretical foundation in the philosophy of the German Friedrich Schiller, specifically in his book Letters on the Aesthetic Education of Man, contributing to the insertion of a new proposal for food education under the context of food security and nutrition. The research, based on the thesis that the aesthetic is a pedagogical proposal that contributes to an education food less prescriptive and more significant in the lives of children, was held at the Nursery-School Aunt Leah, with seven children in the 5th grade of elementary school, where through a Culinary Lab, developed what was called Aesthetic Education Food giving opportunity children with awareness support promoted in the preparation of the recipes in the book Almanac Nutty - Juliet in the culinary world, to reflect on aesthetically their food, contributing to the formation of active subjects and they know make healthier decisions in their daily lives. This is a qualitative study, which used the methodology of bricolage, which enabled to use various tools and techniques for collecting and analyzing data, as a case study, interview, observation, questionnaires, field diary, reflective analysis and discourse analysis. In general, it may be said that this thesis is a descriptive investigation, entered in the field of qualitative research, which develops through a case study. On this journey, in search of food education aesthetic, dialogued with several authors, such as Bezerra, Montanari, Ram, Vergueiro, Kincheloe, Berry, and Pêcheux MINAYO so interdisciplinary, researching on different subjects such as culture, food, Philosophy, Semiotics, Arts and Education, showing the complexity of the proposed topic. It was felt that the research provided sensitize the look, the direct contact with the food, the pleasure in time to make and eat, the ability to try new foods, the pleasure of eating with whom you love, respect for others and sense of solidarity, inclusion of playfulness in a field of knowledge marked by prescription, in addition to learning how to repair revenues.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7655
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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