Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76558
Type: | TCC |
Title: | Entre educar e cuidar: a importância da educação sexual na formação de crianças e adolescentes como estratégia para promover a prevenção de violências, abusos e o combate à desinformação |
Authors: | Franco, Victoria Rodrigues |
Advisor: | Almeida, Ronaldo de Sousa |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação sexual;Curriculo escolar;Formação básica |
Keywords in English : | Sex education;School curriculum;Basic training |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | FRANCO, Victoria Rodrigues. Entre educar e cuidar: a importância da educação sexual na formação de crianças e adolescentes como estratégia para promover a prevenção de violências, abusos e o combate à desinformação. 2023. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho discute a importância da educação sexual no currículo escolar e os desafios de sua efetivação. No Brasil, a Educação Sexual é tida como um tabu, e apesar da sua previsão em documentos oficiais, nas escolas, a temática tende a não ser abordada por diversas razões. O objetivo deste trabalho é analisar o papel da educação sexual na formação de crianças e adolescentes, visando promover o cuidado e a proteção diante de violências, abusos e bullying praticados contra esses sujeitos. Propõe-se assim, apresentar reflexões a partir da análise de documentos e parâmetros curriculares, como BNCC (2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assim como da bibliografia sobre a temática, em especial as discussões trazidas por Louro (2000); Fiorini (2020) e Casarotti (2023). Com base nas informações obtidas, pode-se observar que a educação sexual aplicada atualmente não contempla todos os aspectos inerentes à sexualidade humana, e dentre as dificuldades existentes, nota-se principalmente a propagação de desinformação sobre o tema, resistência ao debate em âmbitos político e social e a falta de capacitação dos educadores para lidar com o tema. Quanto aos ganhos no processo formativo, são observados em diversos campos do desenvolvimento humano, como prevenção de abusos e assédio, promoção de saúde física e mental, bem-estar, melhoria nos relacionamentos afetivos e comunicação, redução de estigmas e preconceitos. Por fim, é essencial que a educação sexual seja contemplada nas salas de aula, como temática transversal, de forma a garantir a formação plena dos educandos e assegurar direitos previstos constitucionalmente. |
Abstract: | This paper discusses the importance of sex education in the school curriculum and the challenges of its implementation. In Brazil, Sex Education is considered a taboo, and despite its provision in official documents, in schools, the theme tends not to be addressed for several reasons. The objective of this study is to analyze the role of sex education in the formation of children and adolescents, aiming to promote care and protection in the face of violence, abuse and bullying practiced against these subjects. Thus, it is proposed to present reflections based on the analysis of documents and curricular parameters, such as BNCC (2017) and the National Curriculum Parameters (1998), as well as the bibliography on the subject, especially the discussions brought by Louro (2000); Fiorini (2020) and Casarotti (2023). Based on the information obtained, it can be observed that the sex education currently applied does not contemplate all the aspects inherent to human sexuality, and among the existing difficulties, it is mainly noted the spread of misinformation on the subject, resistance to the debate in political and social spheres and the lack of training of educators to deal with the theme. As for the gains in the training process, they are observed in several fields of human development, such as prevention of abuse and harassment, promotion of physical and mental health, well-being, improvement in affective relationships and communication, reduction of stigmas and prejudices. Finally, it is essential that sex education be contemplated in classrooms, as a transversal theme, in order to guarantee the full education of students and ensure rights provided for in the constitution |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76558 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6266529592574370 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_vrfranco.pdf | 338,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.